O PSB parece viver hoje seu inferno astral em ano eleitoral. Depois de sucessivas tribulações, o governo de Paulo Câmara passa agora por mais uma, grave por sinal, crise. Nesta segunda-feira (02), o forro do teto de uma das salas de enfermaria, na unidade de trauma do Hospital da Restauração, cedeu diante dos pacientes internados. Em vídeos que circulam nas redes sociais, pacientes são removidos as pressas enquanto o teto continuava a desabar.
Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde afirmou que o vazamento se deu por conta do rompimento de uma tubulação de água potável. “O incidente aconteceu no 1º andar, em uma das salas da enfermaria, na unidade de trauma, e a vazão da água pressionou duas placas de gesso, fazendo com que cedessem. A SES-PE informa que o problema foi pontual e não está relacionado a estabilidade estrutural do prédio.”, afirma.
Ainda de acordo com a secretaria, nenhum paciente sofreu danos com o incidente, o serviço não foi paralisado, os pacientes já retornaram ao local e os reparos já foram realizados.
O incidente não passou despercebido pelos pré-candidatos ao governo estadual. Marília Arraes (Solidariedade) afirmou que “essas imagens tristes e revoltantes mostram como o governo trata os pacientes e os profissionais de saúde que trabalham todos os dias nos hospitais públicos e demais unidades de saúde de Pernambuco. É estarrecedor uma tubulação de água romper, o teto cair e dezenas de pessoas terem suas vidas colocadas em risco por conta disso”.
Em nota, Miguel Coelho (UB) classificou o episódio como “uma cena de terror.” E continuou: “Hoje, não foi uma peça de ficção. Vimos, chocados, a dura realidade do fracasso da política pública de saúde de nosso estado. Mais do que isso, assistimos ao desleixo com Pernambuco e, principalmente, com o povo mais simples que precisa de um atendimento humanizado, mas é obrigado a sobreviver na indignidade e no perigo.”
Em ano de eleição para o governo de Pernambuco, a situação ocorrida hoje no Hospital da Restauração pode trazer consequências na futura campanha do pré-candidato do atual governo ao pleito de outubro Danilo Cabral.
