Participação dos jovens na política foi debatida durante Audiência Pública na manhã desta segunda (02)

Gabriel Pedroza - 02.05.2022 às 19:54h
(Foto: Reprodução)

Na manhã de hoje (02), foi realizada a Audiência Pública de propositura do vereador Jorge Quintino (PTB), para debater sobre a participação dos jovens na política. A mesa foi composta pelo juiz da Vara de Infância e Juventude de Caruaru, José Fernandes Santos Souza; pela vereadora de Sanharó, Rannya Freitas, e pelo ex-senador Douglas Cintra. Autoridades das áreas jurídica, política, educacional e representantes estudantis também participaram da reunião, sendo eles José Severino, presidente da ACACCIL, o cordelista Ivaldo Batista, os professores Marcelo Aquino e Erivânia Lopes, o presidente do Grêmio Estudantil do Colégio Diocesano, Rubem Ferreira, o representante do Renova Brasil, Armando Dantas, o presidente do Diretório Acadêmico da Asces Unita, Ruan Braga, Raffiê Dellon do União Brasil e Hélio Florêncio da ACACCIL.

Na tribuna, alguns convidados explanaram as opiniões diante do tema, mostrando a necessidade de mudanças e transformações que os jovens podem contribuir na política. Além disso, foram tratados assuntos sobre a criação de um Parlamento Jovem, com o intuito de desenvolver com amplitude os temas políticos na juventude, alertando os mesmos sobre a importância do primeiro voto e a ativa participação na política global. Com a aproximação das eleições é necessário que os jovens participem das ações de enfrentamento, tornando-se essenciais para decidirem questões políticas, atentos às desigualdades sociais e aos movimentos de equidade de gênero.

Para o vereador Jorge Quintino, a Audiência Pública foi de grande importância, pois foi transpassado o quanto os jovens podem fazer a diferença nessas questões. “É muito importante exercer esse direito, uma vez que o nosso sistema político, agora, é uma democracia representativa, em que os eleitos terão autonomia para decidir pautas que influenciarão na vida de todos os brasileiros. Nesse sentido, votar é participar diretamente dessa escolha, tornando-nos autônomos e parte integrante da democracia”.

Vale ressaltar que prazo para tirar o título de eleitor e outros serviços, como a regularização, transferência do município de domicílio eleitoral, mudança de local de votação e a retificação de dados pessoais, como a inclusão do nome social, termina nesta quarta-feira, dia 4 de maio de 2022.