Câmara de Toritama aprova por unanimidade contas de 2022 do ex-prefeito Edilson Tavares

Mário Flávio - 17.09.2025 às 22:16h

A Câmara Municipal de Toritama aprovou, por unanimidade, na sessão desta quarta-feira (17), o parecer emitido pelo Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) que recomendou a aprovação das contas do ex-prefeito Edilson Tavares (PP), referentes ao exercício de 2022. A decisão se refere ao segundo ano do segundo mandato de Edilson e representa a 6ª aprovação consecutiva de contas desde o início de sua gestão, em janeiro de 2017.

Atualmente à frente da Secretaria de Gestão Estratégica por Resultados do Governo de Pernambuco, Edilson comemorou a decisão e destacou a continuidade do reconhecimento de sua administração. “Em nosso primeiro mandato, de 2017 a 2020, todas as contas foram aprovadas pelo TCE e pela Câmara Municipal. No segundo mandato, restam apenas as de 2023 e 2024, tenho convicção de que também serão aprovadas, comprovando a eficiência e o zelo com os recursos públicos que sempre pautaram nossa gestão. Os resultados sempre foram sentidos pela população”, afirmou o ex-prefeito, que é pré-candidato a deputado federal.

O processo de análise das contas de governo verifica a situação financeira do município em diferentes aspectos, como cumprimento do orçamento, execução de planos e programas de governo, além dos limites constitucionais de investimento mínimo em áreas essenciais como saúde e educação. Também são avaliados o endividamento, a aplicação de recursos em publicidade, previdência, repasses ao Legislativo (duodécimos) e despesas com pessoal.

Com a aprovação, Edilson Tavares mantém o histórico de regularidade em sua gestão e reforça seu discurso de eficiência administrativa no caminho para a disputa eleitoral de 2026.