A um ano das eleições de 2026, uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira (6) pelo Instituto Simplex mostra o prefeito do Recife, João Campos (PSB), na frente na corrida pelo Governo de Pernambuco. O levantamento aponta o socialista com 43,6% das intenções de voto, contra 29,3% da atual governadora, Raquel Lyra (PSD).
O levantamento, realizado no sábado (4), também testou os nomes de Eduardo Moura, que aparece com 5%, e Ivan Moraes, com 2,3%. Entre os entrevistados, 13,3% disseram que votariam em branco ou nulo, enquanto 6,5% não souberam ou preferiram não responder. A pesquisa ouviu eleitores em 134 cidades pernambucanas, por telefone, e tem margem de erro de três pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
João Campos lidera nos votos válidos
Quando considerados apenas os votos válidos — metodologia utilizada pela Justiça Eleitoral para a apuração oficial dos resultados —, João Campos alcança 54,4%, consolidando uma vantagem sobre Raquel Lyra, que aparece com 36,5%. Eduardo Moura tem 6,2%, e Ivan Moraes, 2,9%.
Confronto direto
Num cenário de disputa direta entre João Campos e Raquel Lyra, o socialista amplia a vantagem: 49% dos votos contra 32,4% da gestora estadual. Brancos e nulos somam 10,8%, e 7,8% dos eleitores permanecem indecisos.
O desempenho de João Campos e Raquel confirma a tendência observada em outros levantamentos recentes e indica que, a um ano da eleição, o prefeito do Recife larga na dianteira na corrida pelo Palácio do Campo das Princesas.
A pesquisa também sinaliza que Raquel Lyra enfrenta o desafio de recuperar terreno, sobretudo na Região Metropolitana do Recife — base política de João.

