Pesquisa Futura mostra disputa acirrada pelas vagas ao Senado em Pernambuco

Mário Flávio - 08.10.2025 às 15:52h

A mais recente pesquisa da Futura Inteligência, divulgada nesta semana, apontou um cenário competitivo na corrida pelas duas vagas de Pernambuco no Senado Federal. O levantamento testou dois cenários distintos — um sem e outro com a presença da ex-deputada federal Marília Arraes (Solidariedade) — e revelou mudanças significativas na liderança da disputa.

No primeiro cenário, sem Marília, o ex-prefeito de Petrolina Miguel Coelho (União Brasil) aparece na frente, com 34,8% das intenções de voto. Em seguida vêm o deputado federal Eduardo da Fonte (PP), com 25,1%, o ex-ministro Gilson Machado (PL), com 20,1%, o ministro dos Portos e Aeroportos Silvio Costa Filho (Republicanos), com 19,3%, e o senador Humberto Costa (PT), com 12,9%. A deputada estadual Jô Cavalcanti (PSOL) completa a lista, com 6,2%.

Os números reforçam o embate interno entre Miguel Coelho e Eduardo da Fonte, que estão federados, mas articulam em campos políticos opostos. Enquanto Miguel é aliado do prefeito do Recife João Campos (PSB), Eduardo integra o grupo da governadora Raquel Lyra (PSD).

Já no segundo cenário, com a inclusão de Marília Arraes — mas sem a presença de Humberto Costa —, a ex-deputada assume a liderança isolada com 50,6% das intenções de voto. Na sequência aparecem Miguel Coelho (30,7%), Eduardo da Fonte (24,6%), o ex-prefeito de Jaboatão Anderson Ferreira (PL) (18,3%), Silvio Costa Filho (17,2%) e Jô Cavalcanti (9,0%).

Marília Arraes, Miguel Coelho e Silvio Costa Filho figuram entre os principais nomes cotados para compor a chapa de João Campos ao Senado em 2026. Com Humberto Costa buscando a reeleição e sendo uma das prioridades do PT, a definição de quem ocupará a segunda vaga tende a ser uma das principais disputas internas do grupo governista.

A pesquisa Futura ouviu 800 eleitores pernambucanos por telefone (CATI) entre os dias 23 e 25 de setembro de 2025. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%.