Raquel Lyra acompanha posse de Fernando Cerqueira na presidência do TRE-PE

Mário Flávio - 13.12.2025 às 10:07h

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, participou, nesta quinta-feira (11), da cerimônia de posse do desembargador Fernando Cerqueira como presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE). A solenidade foi realizada na sede da Corte Eleitoral, no Recife, e marcou o início de um novo período de organização dos trabalhos do tribunal com foco nas Eleições Gerais de 2026.

Durante o evento, a governadora destacou a relação institucional entre o Governo do Estado e a Justiça Eleitoral, ressaltando a importância da cooperação para a realização do processo eleitoral. Segundo Raquel Lyra, a atuação integrada contribui para garantir condições adequadas para o exercício do voto pela população pernambucana.

De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), atualizados até novembro, o TRE-PE será responsável pela organização da votação de 7.077.114 eleitores em Pernambuco nas eleições de 2026.

Ao assumir a presidência do tribunal, o desembargador Fernando Cerqueira comentou o desafio de conduzir o processo eleitoral no Estado. Ele destacou sua trajetória de 44 anos na magistratura, incluindo a passagem por diferentes funções no Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), e afirmou que a experiência acumulada contribuirá para a condução dos trabalhos do TRE durante o próximo ciclo eleitoral.

Fernando Cerqueira Norberto dos Santos passou a integrar o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco em outubro de 2024, quando assumiu as funções de vice-presidente e corregedor eleitoral da Corte.

A solenidade reuniu autoridades dos poderes Executivo, Judiciário e Legislativo, além de representantes de instituições públicas. Estiveram presentes os secretários estaduais Túlio Vilaça (Casa Civil) e Alessandro Carvalho (Defesa Social); a procuradora-geral do Estado, Bianca Teixeira; o delegado-geral da Polícia Civil, Felipe Monteiro Costa; o comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, Francisco Cantarelli; o presidente do TJPE, Ricardo Paes Barreto; o procurador-geral de Justiça de Pernambuco, José Paulo Xavier; o defensor público-geral do Estado, Henrique Seixas; a presidente da OAB-PE, Ingrid Zanella; o senador Fernando Dueire e os deputados estaduais Jarbas Filho, Antonio Moraes e Joaquim Lira.

Foto: Hesíodo Góes/Secom