Após crise das multas, AMC amplia ações de sinalização e segurança viária para melhorar imagem junto à população

Mário Flávio - 13.12.2025 às 10:17h

Após o desgaste provocado pela repercussão das multas de trânsito aplicadas no município, até mesmo com pedido de criação de CPI na Câmara Municipal, a Autarquia de Mobilidade de Caruaru (AMC) tem buscado reforçar ações voltadas à sinalização, segurança viária e modernização da infraestrutura urbana, numa tentativa de reaproximação com a população e de reposicionar sua imagem institucional, muito criticada nos últimos meses na cidade.

Entre as medidas adotadas, a Prefeitura de Caruaru, por meio da AMC, intensificou a modernização dos semáforos da cidade. Alguns equipamentos já passaram a contar com iluminação em LED no braço de sustentação, recurso que amplia a visibilidade dos dispositivos, especialmente no período noturno, e contribui para a segurança de condutores e pedestres. Além disso, semáforos inteligentes e os conjuntos ópticos dos sinais também estão sendo atualizados.

Outra frente de atuação tem sido a ampliação da chamada Zona 30, que estabelece limite de velocidade de 30 km/h em áreas consideradas sensíveis, com grande circulação de pessoas. Essas zonas abrangem principalmente regiões próximas a escolas, hospitais e outros espaços classificados como “áreas de vulneráveis”, com o objetivo de reduzir riscos de acidentes.

A AMC também afirma manter ações contínuas de reforço da sinalização vertical e horizontal em diferentes pontos da cidade. Entre os serviços executados estão a implantação e revitalização de placas de faixa de pedestres, sinalização de lombadas, áreas de embarque e desembarque, demarcação de vagas para idosos e pessoas com deficiência (PCD), além de pintura viária.

De acordo com a autarquia, somente em 2025 foram construídas 52 lombadas e 15 faixas elevadas para travessia de pedestres. As intervenções fazem parte de um conjunto de medidas que, segundo a AMC, têm como objetivo ampliar a segurança viária e melhorar a mobilidade urbana em Caruaru.

As ações ocorrem em um contexto de cobrança pública por maior diálogo e transparência após a crise envolvendo a política de fiscalização e aplicação de multas, que gerou críticas de motoristas e debates na Câmara de Vereadores. Com a intensificação das obras e investimentos em sinalização, a AMC tenta demonstrar que a atuação do órgão vai além do caráter punitivo e envolve também medidas educativas e estruturais no trânsito do município.

Foto: Divulgação / Secom PMC