PT do Recife reafirma manutenção do partido na Frente Popular e apoio a João Campos

Mário Flávio - 14.12.2025 às 09:05h

O Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) no Recife realizou, neste sábado (13), uma reunião ampliada que confirmou, de forma unânime, a manutenção da legenda na Frente Popular de Pernambuco e o apoio à pré-candidatura do prefeito do Recife, João Campos (PSB), ao Governo do Estado. O encontro reuniu cerca de 90% dos integrantes do diretório e teve como objetivo definir o posicionamento político do partido diante do cenário estadual e nacional para as eleições de 2026.

De acordo com o presidente do PT no Recife, Osmar Ricardo, a decisão foi clara e sem divergências, inclusive com votos de representantes da corrente Construindo um Novo Brasil (CNB). Segundo ele, o recado foi direcionado tanto ao Executivo Estadual, que ainda não explicitou sua posição em relação à eleição presidencial, quanto a parlamentares que defendem a presença do presidente Lula (PT) em um eventual palanque da governadora Raquel Lyra (PSD). “Não há incerteza quanto ao apoio de João Campos ao presidente Lula. Ele já disse publicamente que estará com Lula. Enquanto isso, a governadora não se posiciona. Nacionalmente, o vice de Lula será Geraldo Alckmin. E por que não apoiar João Campos?”, afirmou Osmar, em declaração ao Blog Dantas Barreto.

O dirigente petista reconheceu que parte da bancada do PT na Assembleia Legislativa mantém boa relação institucional com a governadora Raquel Lyra, mas destacou que a resolução política aprovada na reunião busca deixar claro o posicionamento do partido para toda a militância e os correligionários. Além do apoio à candidatura de João Campos ao governo estadual, o diretório municipal definiu como prioridades a reeleição do presidente Lula e do senador Humberto Costa (PT).

Durante a reunião, também foi aprovada a realização de uma série de debates nas zonais do Recife a partir de março de 2026. A proposta, segundo Osmar Ricardo, é dialogar diretamente com as comunidades, prestar contas das ações dos vereadores e deputados do partido, apresentar os resultados do Governo Lula e reforçar a defesa da candidatura de João Campos. O calendário dessas atividades deverá ser concluído até o dia 15 de janeiro.

Ao final do encontro, o Diretório Municipal do PT aprovou e divulgou uma Resolução Política na qual contextualiza o atual cenário nacional e internacional, defendendo o fortalecimento da democracia, da soberania nacional e do projeto de reconstrução do país liderado pelo presidente Lula. O documento reforça que o momento exige um posicionamento claro em favor da Frente Popular de Pernambuco, com o PT buscando protagonismo político e reafirmando seu compromisso com a classe trabalhadora e com a democracia.