Vitória de Santo Antão discute criação de novo polo industrial com foco em desenvolvimento sustentável

Mário Flávio - 16.01.2026 às 18:37h

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, reuniu-se nesta sexta-feira (data) com o prefeito de Vitória de Santo Antão, Paulo Roberto, o vice-prefeito Edmo Neves, a deputada federal Iza Arruda e lideranças políticas do município para tratar de ações voltadas ao desenvolvimento econômico da cidade e da região. Entre os principais pontos da agenda esteve a possibilidade de implantação de um novo polo industrial no município.

Com reconhecida vocação para a atividade industrial, Vitória de Santo Antão ocupa uma posição estratégica no mapa econômico de Pernambuco, conectando a Região Metropolitana do Recife ao interior do estado. A indústria figura como um dos principais motores da economia local, com a presença de empresas consolidadas que contribuem para a geração de emprego e renda.

Durante o encontro, foi discutida a utilização do novo traçado do Arco Metropolitano como elemento-chave para atrair novos empreendimentos. A proposta é estimular a instalação de empresas alinhadas a práticas de desenvolvimento sustentável e de impacto social positivo, fortalecendo a base produtiva da região.

“Vitória é um município muito importante para o desenvolvimento do estado. Cumpre uma função estratégica, pois está próxima da Região Metropolitana do Recife e é porta de entrada para o interior. Aqui temos grandes indústrias, como Pitú e Mondelez, entre outras, que contribuem significativamente para a economia, gerando emprego e renda. Com o projeto de um novo polo industrial que está sendo pensado, a cidade tende a se desenvolver ainda mais”, afirmou Silvio Costa Filho.

O prefeito Paulo Roberto destacou o momento econômico vivido pelo município e o potencial logístico como diferencial competitivo. “Vitória de Santo Antão vive um novo momento de crescimento e consolidação econômica. Somos hoje o principal portal do interior da Região Metropolitana, com uma posição estratégica que conecta todas as regiões de Pernambuco. Esse diferencial, aliado a um ambiente favorável aos negócios, fez com que o nosso PIB crescesse acima da média nacional, reforçando o município como um polo econômico cada vez mais forte, atrativo para investimentos e gerador de oportunidades para a nossa população”, ressaltou.

A proposta do novo polo industrial ainda está em fase de discussão, mas a expectativa é de que o projeto possa ampliar a capacidade produtiva do município e fortalecer o papel de Vitória de Santo Antão como um dos eixos de desenvolvimento industrial de Pernambuco.

Foto: Wesley D’Almeida