
A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, celebrou nesta quinta-feira (22) a indicação do filme O Agente Secreto a quatro categorias do Oscar 2026: Melhor Filme, Melhor Filme Internacional, Melhor Ator, com Wagner Moura, e Melhor Elenco. As indicações representam um marco para o cinema brasileiro e ampliam a visibilidade da produção audiovisual pernambucana no cenário internacional.
Em declaração, a governadora destacou a relevância do reconhecimento para a cultura do Estado. Segundo Raquel Lyra, o resultado reforça a projeção do cinema pernambucano no Brasil e no exterior e valoriza o trabalho de artistas e profissionais envolvidos na produção, entre eles o diretor Kléber Mendonça Filho e o ator Wagner Moura.
Estrelado por Wagner Moura, O Agente Secreto é ambientado no Recife de 1977 e teve cenas gravadas em locais históricos da capital pernambucana, como o Cinema São Luiz, a sede da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e o Ginásio Pernambucano. Wagner Moura também foi premiado como Melhor Ator no Festival de Cannes 2025 e no Globo de Ouro 2026, na categoria de Melhor Ator em Filme de Drama, pelo trabalho no longa.
Durante o anúncio, a governadora também mencionou os investimentos do Governo de Pernambuco na preservação e modernização de equipamentos culturais. O Cinema São Luiz recebeu R$ 4,9 milhões, por meio da Fundarpe e da Lei Paulo Gustavo, destinados à recuperação do forro de gesso decorado, melhorias no sistema de escoamento de águas pluviais e modernização dos equipamentos de projeção e som. Uma nova etapa de obras está em andamento, com investimento de R$ 2,9 milhões, voltada para melhorias estruturais, acessibilidade e implantação de um novo sistema de combate a incêndio, com previsão de conclusão em fevereiro de 2026.
Foto: Yacy Ribeiro/Secom