Dilma Roussef sanciona PL que irá beneficiar 10 mil advogados pernambucanos

Mário Flávio - 07.08.2014 às 06:55h

Nesta quinta-feira (7), a presidente Dilma Roussef realiza solenidade às 10h no Palácio do Planalto para assinar a sanção do Projeto de Lei Complementar 221/12, que passa a incluir os advogados entre as categorias com tributação SIMPLES prevista para micro e pequenas empresas. Segundo as novas regras, as empresas passam a ser enquadradas de acordo com o faturamento e poderão ser beneficiadas aquelas cujo faturamento anual seja de até R$ 3,6 Milhões. No total, 140 segmentos não contemplados anteriormente passam a ser beneficiados.

Apenas na área de advocacia, a medida irá beneficiar 800 mil profissionais inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em todo o país. Em Pernambuco, há 10 mil deles. Segundo Eduardo Pugliesi, membro do escritório CNP Advogados e presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento Legislativo da OAB, a medida é uma importante conquista da categoria. “Além de trazer para formalidade os advogados individuais, (o PL) beneficia toda a advocacia brasileira ao reduzir a carga tributária da atividade”, ratifica. Ele participa da solenidade em Brasília ao lado do presidente nacional da entidade, Marcus Vinícius Furtado Coelho.

Em âmbito nacional, o Simples Nacional promoveu uma verdadeira mudança no regime de arrecadação. Atualmente , 7,7 milhões de empresas são cadastradas junto ao Supersimples e, desde que entrou em vigor, mais de R$ 200 Bilhões já foram arrecadados para os cofres públicos. Na última década, o setor de micro e pequenas empresas passou a representar 25% do PIB Nacional e gerou 891 mil empregos em 2013.