O colégio Atual de Caruaru pelo segundo ano seguido recebe os trabalhos do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd). A partir dessa terça-feira (12/8), durante dois dias na semana, sempre as terças e quintas, os alunos do Infantil 3, irão assistir a uma palestra de uma hora com o Sargento da Polícia Militar de Pernambuco, Sandro Viana (foto). Ele disse que a intenção é chamar atenção dos adolescentes para a prevenção do uso de qualquer tipo de droga. O militar destacou a importância de inserir os alunos com esse tipo de temática.
“É de extrema relevância a inserção dos meninos e meninas para a gente desenvolver um trabalho de prevenção primária, para fazer com que essas crianças tenham condições de tomar boas decisões. Eles vão entender as consequências positivas de não usar drogas e as negativas que podem ocorrer na vida caso decisão fazer o uso de algum tipo dessa substância”, disse.
A supervisora pedagógica do Colégio, Ivana Paschoal, explicou que a palestra será voltada para os alunos do Infantil 3, com alunos dos 5º e 7º anos. Ela destacou o pioneirismo do Colégio na rede particular de ensino.
O PROERD – O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) foi criado em Los Angeles, nos Estados Unidos, em 1983, com o nome de DARE (Drug Abuse Resistance Education) ou DARE América, através de uma parceria entre o Distrito Escolar Unificado e o Departamento de Polícia daquela cidade, para ser implantado em escolas. O principal objetivo do programa é prevenir o uso indevido de drogas entre crianças em idade escolar.
COMO É O CURSO? – O Proerd é desenvolvido no ambiente escolar, envolvendo crianças e adolescentes na faixa etária a partir da educação infantil, 5º, 6º e 7º ano, especialmente o 5º ano do ensino fundamental. O desenvolvimento do programa é feito por um Policial Militar, especialmente treinado, em sala de aula, durante dez semanas, com encontros semanais de uma hora de duração, com auxilio de material desenvolvido especialmente para o Proerd. Nesse material (cartilha) o aluno é convidado a discutir e assimilar conteúdos relacionados à auto-estima, pressão dos colegas e da mídia para o uso de drogas, as pressões dos companheiros e amigos para agir de forma violenta, resolução de conflitos sem uso da violência e aspectos de vida saudável.