Foi num 13 de agosto que o nordeste chorou a morte de um de seus mitos, Miguel Arraes de Alencar. Era um sábado de manhã, por volta das 11 horas, após 57 dias de resistência o coração do cearense parou de bater. O velho, aos 88 anos deixava um legado de luta e de identificação com o povo camponês. O “papai Arraia” em seu segundo governo, chegou a ser preso político no dia primeiro de abril de 1964, e depois saiu do Brasil para ser exilado na capital da Argélia, na África, onde ficaria por 14 anos.
O velho Arraes saiu do país sem conhecer o menino neto, Eduardo, e só quando retornou em 1979, quando o menino já estava com 14 anos é que o viu.
Eduardo Henrique Accioly Campos foi crescendo e desenvolvendo sua trajetória também na vida pública. Assim como menino passarinho foi dando voo cada vez mais alto. Destacando-se por sua ousadia e visão estratégica, além do potencial de articulação. Campos, junto com uma grande ala do Partido Socialista Brasileiro sempre apoiou o Partido dos Trabalhadores, mas desde 2012 já previa possibilidade de fazer seu próprio voo para presidência.
Também num 13 de agosto, num horário próximo ao que marcou a despedida do velho, o menino voou para não mais voltar.
Nos últimos anos, como Governador de Pernambuco, a administração de Campos foi reconhecida como uma das mais eficazes do país, premiada pelo Movimento Brasil Competitivo e considerado pela Revista Época, um dos 100 brasileiros mais influentes do ano. Em 2010, por duas vezes ocupou o primeiro lugar no Ranking de Governadores do Instituto Data folha de Pesquisas, chegando ao índice de 80% de aprovação entre os pernambucanos.
Eduardo Henrique Accioly Campos foi casado com Renata de Andrade Lima Campos e, com ela teve cinco filhos, Maria Eduarda, João Campos, Pedro e José Henrique e Miguel (nome em homenagem ao avô) nascido no início deste ano. Politicamente Eduardo, em curto prazo, poderá ser substituído pela Marina, num processo que levará em conta os demais partidos da coligação e outras análises (Marina está atualmente no PSB, mas a Rede Sustentabilidade um dia passará a existir legalmente como partido).
Um de seus filhos, João Henrique Campos, 20 anos, estava como candidato a deputado e desistiu (após briga familiar recente) para se dedicar aos estudos. Em carta ao presidente do PSB de Pernambuco, Sileno Guedes, compartilhou: “Neste momento, priorizo minha formação profissional até para assegurar minha independência. Penso que ninguém deve depender de mandato para viver ou qualquer outra função pública para ter papel político”.
A morte é sempre uma tragédia, a dor dos familiares, a tristeza dos brasileiros e o luto dos pernambucanos perplexos diante do fato é uma realidade visível e ainda difícil de acreditar. Mas, após a escuridão da noite amanhece sempre um novo dia. Com esta visão responsável e ética, se o João Campos não se perder ao longo do caminho, ao retornar encontrará espaço para de forma digna servir ao povo, pois como cantava Elis “o novo sempre vem!”.
MARINA NO LUGAR DE CAMPOS?
Datafolha faz nova pesquisa com Marina (PSB) no lugar de Campos a partir desta quinta-feira, 14, e deve ser divulgada na próxima segunda-feira, 18. Serão entrevistados 2.288 eleitores.
MAURO YASI EM CARUARU
O candidato a presidente do Brasil pelo PCB, Mauro Iasi, virá em breve para cumprir agenda em Caruaru. Segundo Reginaldo Melo, dirigente local, haverá um almoço com plenária para convidados e militantes.
FOI NUM DIA 13 DE AGOSTO…
De 1927 que nasceu em Mayari Fidel Castro. Líder da guerrilha vitoriosa em 1959, dedicado ao comunismo e dirigente de Cuba pela via socialista, mantida mesmo na difícil etapa pós-soviética.
VAMOS REFLETIR JUNTOS
“A maior das ousadias humanas é tentar dominar nossa própria existência. Projetos, desejos, escolhas… tudo o que fazemos precisa encontrar um lugar no vazio do espaço que temos à frente a cada segundo. O presente é tão valioso que tem o nome de “presente” algo que nos é dado. O futuro? o instante seguinte sobre o qual não temos qualquer domínio. O tempo é senhor de si próprio e nós somos os seus servos. No meu entender, essa dinâmica manifestou-se hoje para o senhor Eduardo Campos.” Professor Urbano.
*Paulo Nailson escreve semanalmente no blog Política de AaZ. No Jornal de Caruaru tem a coluna Cultura e Cidadania e é responsável pelo blog presentiaonline. Atua na Cultura e no meio político.