Após ofender PMs, influenciadora Esquerdogata afirma que vai pedir desculpas pessoalmente

Mário Flávio - 27.10.2025 às 18:03h

A influenciadora digital Aline Bardy Dutra, conhecida nas redes sociais como Esquerdogata, anunciou, por meio de sua defesa, que pretende procurar pessoalmente o policial militar a quem dirigiu ofensas e pedir desculpas pelas declarações de cunho racial, classista e cultural feitas durante uma abordagem policial em Ribeirão Preto (SP). O episódio foi registrado em vídeo pelos próprios agentes.

Aline foi presa no sábado (25), após supostamente injuriar racialmente um PM integrante do 51º Batalhão da Polícia Militar, logo após uma operação de fiscalização na cidade. Ela passou por audiência de custódia e foi liberada cautelarmente no mesmo dia.

Em nota enviada ao portal Metrópoles, os advogados Douglas Eduardo Marques e Roberto Bertholdo afirmaram que a influenciadora reconhece os excessos e atribui o comportamento ao “uso social de álcool aliado a medicamentos controlados”, o que teria provocado um quadro de confusão e pânico diante da abordagem policial.

“Os excessos foram cometidos em decorrência do uso social de álcool logo após ter se utilizado de medicamentos de uso controlado, somados ao pânico que lhe é provocado pela conduta, muitas vezes excessiva, da Polícia Militar do estado de São Paulo”, diz trecho do comunicado.

A defesa ressaltou que Aline não se exime da responsabilidade e que considera o pedido de desculpas uma “obrigação humana”. Segundo os advogados, ela está emocionalmente abalada após assistir ao vídeo da própria conduta.

“Ela acredita ser esta sua obrigação humana, no mínimo”, afirmam os defensores.

A influenciadora alegou ainda não se lembrar do ocorrido e disse estar “emocionalmente devastada” após tomar conhecimento das imagens divulgadas. O caso segue sob investigação.