Bem longe daqui, lá no extremo norte do Brasil, no Estado de Roraima, Capital Boa Vista, uma senhora perdeu o emprego por justa causa porque furtou um chocolate da mesa de um Delegado de Polícia Federal. Ela era a funcionária terceirizada da limpeza e foi filmada subtraindo o “maldito” bom-bom, na sede da PF, como bem publicou a imprensa nestes últimos dias.
Lá no exterior ainda bem mais longe daqui, milhões de dólares – roubados – foram descobertos em um banco e não se consegue prender o famoso brasileiro que os depositou porque ele é o terceiro na ordem de sucessão do governo brasileiro. Este país está frito mesmo. Conseguiram colocar na ordem de sucessão pessoas sem a menor qualidade de continuar dirigindo os destinos do país.
Nunca o povo brasileiro, a câmara federal e o senado, conseguiram errar tanto de uma vez só, na escolha dos presidentes de tais entidades. Figuras altamente questionadas como a presidente e o vice-presidente da república, o presidente da câmara federal, o presidente do senado e porque não dizer, o presidente do supremo tribunal federal, foram colocadas, ao que parece, por encomenda, para que nenhuma tivesse condição moral de suceder a anterior na ordem de vacância.
Apenas dois partidos políticos se inserem neste contexto. O PT e o PMDB. Presidência, Vice, Câmara, Senado e STF. Cada um com o seu vínculo, no respectivo poder executivo, legislativo e judiciário. Se juntassem os cinco e fizessem uma Junta Governativa seria a pior catástrofe que a nação brasileira poderia receber de goela abaixo. Aliás, está muito difícil encontrar no meio político uma pessoa que não esteja comprometida. Agora há pouco, o homem que relatou as “pedaladas fiscais” está sofrendo as acusações mais graves possíveis, partindo do governo que o manteve no Tribunal de Contas da União até agora. Ele era bom e passível de defesa do governo até votar contra “a prestação de contas do ano de 2014”.
Vamos colocar caixas de chocolate nas mesas. Quem sabe quando esses famigerados políticos brasileiros roubarem um deles consigam ser presos. Se rato gosta de queijo, é possível que políticos gostem de chocolates subtraídos. Por enquanto só a funcionária da limpeza é que teve seu deslize publicado aos quatro cantos do Brasil, com consequência na sua vida pessoal. Os “tubarões” não conseguem ser fisgados nem se levarem de vez uma fábrica de chocolate. E olhe que a Suíça tem o melhor chocolate do mundo!
*Severino Melo – smelo2006@gmail.com – fone 999727818.
