O momento que vivemos não é nada amistoso! O Brasil está doente do ponto de vista político, econômico e social! O retrocesso vem galopante, travestido de termos até degustáveis como: “Reforma Trabalhista e Reforma Previdenciária”. Os termos são degustáveis, porém, as reformas propostas não! Elas são a face mais cruel do golpe que tentam fazer se perpetuar no país!
O governo ilegítimo do golpista e traidor, Michel Temer (PMDB), conta com base parlamentar ampla na Câmara e no Senado, já que tem o apoio do próprio PMDB e de seus aliados diretos: PSDB; DEM; PPS; PSD; PTB e a maioria dos partidos nanicos!
Com tão ampla base de apoio, cerca de 75% da Câmara e do Senado, o que equivale a mais ou menos 380 deputadas e deputados federais e nada menos que 60 senadores e senadoras, Temer poderá aprovar absolutamente tudo o que quiser no Congresso Nacional. A aprovação da proposta de terceirização de mão de obra, ampla, geral e irrestrita, que trará problemas e prejuízos enormes para o mundo do trabalho, é a maior prova disso!
A base parlamentar de oposição no Congresso Nacional (PT; PDT; PCdoB e PSOL, além de parte da REDE, alguns poucos insatisfeitos do próprio PMDB, do PSB e alguns dos partidos chamados nanicos), não passa de 130 deputadas e deputados federais e 15 a 20 senadoras e senadores! Portanto, se a batalha for travada apenas no parlamento estaremos antecipadamente derrotados!
O programa enganoso proposto pelo presidente golpista, através de seu partido, denominado de: “Ponte para o futuro”, na verdade não passa de “uma ponte para o retrocesso, para o passado!” As reformas propostas visam levar os trabalhadores e trabalhadoras de volta para a senzala!
É racional mantermos o foco na “defesa da democracia” ou seja, fortalecer o combate ao desmonte do “estado democrático de direito!” A sugestão óbvia é que nos reorganizemos (partidos de esquerda e progressistas, movimentos sociais, tais como, sindical e estudantil, para de alguma forma (ou de todas as formas), denunciar e combater, as “REFORMAS TRABALHISTA E DA PREVIDÊNCIA”*, pois, da forma como o governo e sua base de aliados estão trabalhando no Congresso Nacional, essas reformas serão aprovadas muito mais rápido do que até eles mesmos acreditavam ou previam!
O “estado democrático de direito” vem sendo constantemente ameaçado, atacado e nossa frágil e jovem democracia está em frangalhos! Instituições sérias como a CNBB, já se posicionaram contra essas reformas, que nada mais são do que a continuidade do golpe institucional que sofremos, erroneamente denominado de impeachment! Também as centrais sindicais das mais diferentes vertentes ideológicas já se posicionaram contra as reformas. Foi isso que facilitou a articulação, organização e realização da exitosa “Greve Geral” do dia 28 de abril.
O golpe contou, como bem sabemos, com o “equivocado”, por assim dizer, apoio da OAB- Ordem dos Advogados do Brasil. Por isso a dificuldade dessa entidade em se posicionar claramente contra essa onda de destruição de direitos democraticamente adquiridos por nossa gente! Daí a importância da mobilização e pressão popular contra esse estado de coisas! Somente assim ganharemos de vez o apoio de instituições nacionais Ainda com posições vacilantes e pressionaremos o parlamento para que revejam suas posições!
Hoje, tamanha é a barbárie na qual nos encontramos, que a própria instituição “Justiça do Trabalho” está sendo atacada, diminuída e enfraquecida, por esse (des)governo, com a clara finalidade de, num futuro bem próximo, simplesmente lhe extinguir! E isso ocorrendo, dificultará ainda mais o acesso das trabalhadoras e trabalhadores ao poder judiciário na busca de reparações por direitos negados, descumpridos e/ou não respeitados!
Alguns dos importantes caminhos para o enfrentamento dessa onda de destruição de direitos que atinge diretamente a classe trabalhadora, seja no mercado de trabalho, seja na expectativa e garantia de direitos futuros, como aposentadorias e/ou pensões, são a mobilização, a socialização das informações e a denúncia firme e constante do desmonte proposto e em execução por esse governo ilegítimo e seus apoiadores!
Vivemos um golpe que não se encerrou com o dito impeacheament da presidenta Dilma, mas está ainda em curso e mostrando sua face mais cruel contra o povo brasileiro através da terceirização (já aprovada na câmara dos deputados), bem como, das reformas trabalhista e da previdência, que estão sendo encaminhadas no Congresso Nacional de modo a serem aprovadas o mais rápido possível, “a toque de caixa”, sem tempo hábil para reação popular! Resta-nos a mobilização em escala nacional, tal qual a última greve geral, que envolveu cerca de 35 milhões de brasileiras e brasileiros!
Se instituições com o porte e a força da OAB Nacional não avançam no sentido de coibir o ataque direto aos direitos da classe trabalhadora e do povo em geral, não se posicionando de forma contrária a esse ataque direto ao “estado democrático de direito”, então avancemos nós, não esperemos mais, denunciemos, mobilizemos e combatamos esse governo ilegítimo que está nos levando ao perigoso caminho do “fascismo!”
A pressa com que o governo Temer está atuando para aprovar essas reformas nos leva a crer que pretendem resolver tudo até o início do segundo semestre desse ano! As presidências da Câmara e do Senado, juntamente com a ampla base aliada do governo, podem até utilizar o período do recesso parlamentar (julho), para, em convocações extraordinárias, “resolverem tudo”, e poderão sim fazer isso porque precisam de tempo suficiente para fazer o povo esquecer, ou seja, pretendem aprovar tida essa pauta de “coisas ruins”, ao menos até um ano antes das próximas eleições, que, salvo mudanças, ocorrerão em outubro de 2018.
Cabe portanto a nós, todas e todos que nos colocamos contrários a esse estado de coisas, contra essa verdadeira barbárie, manter tais assuntos em pauta, mobilizar e denunciar, sempre e quotidianamente, não permitindo assim que os golpistas e suas maldades sejam esquecidos pelo! Essa pode ser a mais promissora forma de facilitar a derrota deles nas próximas eleições!
Todas e todos à luta! Somente assim venceremos!
#ForaTemerGolpistaTraidor
#ContraAReformaTrabalhista
#ContraAReformaPrevidenciária
#EleiçõesDiretasJá
Caruaru-PE, sexta-feira, 04 de maio de 2017