Para homenagear o Dia Internacional da Mulher, a Comissão de Defesa das Mulheres da Assembleia Legislativa, presidida pela deputada Simone Santana (PSDB), vai lançar nesta quarta-feira (9) o perfil biográfico das 29 mulheres que passaram por aquela Casa nos seus 181 anos de existência.
Hoje, apenas sete das 49 cadeiras existentes no legislativo estadual são ocupadas por representantes do sexo feminino: a própria Simone, Terezinha Nunes (PSDB), Priscila Krause (DEM), Teresa Leitão (PT), Laura Gomes (PSB), Socorro Pimentel (PSL) e Roberta Arraes (PSB).
Intitulada “Bancada Feminina: 1945-2016”, a publicação apresenta dados sobre o funcionamento da Assembleia, o papel dos parlamentares e a importância da participação feminina na política, além do histórico de todas as deputadas que passaram por lá ao longo da história.
“Há um século, a representatividade feminina nos cargos eletivos não passa da casa dos 10%. É preciso valorizar a presença feminina no parlamento e encorajar a ascensão das cidadãs aos espaços públicos de poder”, declarou Simone Santana (PSDB).
A primeira mulher a ser eleita para a Assembleia Legislativa foi Adalgisa Cavalcanti (PCB) em 1946.
