Foi realizada na manhã desta sexta-feira na Câmara Municipal de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, uma audiência pública para discutir a implantação da 3ª Entrância Judicial na cidade. O objetivo do encontro é debater o tema de forma ampla, destacando a necessidade na melhoria dos serviços do judiciário no município.
Na década de 1970, a cidade tinha o status da 3ª Entrância, mas foi rebaixada. Desde 2016 que existe uma intensa movimentação para que o município volte a esse patamar. De acordo com o presidente da OAB em Caruaru, Felipe Sampaio, se a situação for concretizada, a cidade vai ter agilidade nos trâmites processuais.
“A Terceira Entrância pode significar um maior aporte de recursos e melhor estrutura de servidores. Isso terá um impacto positivo no andamento dos processos. No caso dos juízes que atuam na cidade, eles seriam estimulados a permanecer prestando serviços à população de Caruaru”, disse.
O juiz da Vara da Fazenda, José Fernando dos Santos Souza, saiu em defesa da iniciativa e disse que a situação vai diminuir a desigualdade que existe atualmente. “Defendo que Caruaru seja elevada a 3ª Entrância, para que da mesma forma que ocorre no Recife, os processos tenham a mesma importância nesta cidade”, disse.
O deputado estadual Tony Gel (PMDB) representou a Assembleia na audiência. De acordo com ele, com a volta para a 3ª Entrância, a quandidade de juízes vai aumentar na cidade. “Com a instalação desta comarca, será feito um resgate histórico e justo a Caruaru, incentivando os magistrados que aqui residem. E desta forma, ocasionar uma melhor prestação do serviço jurisdicional á população”.
A deputada estadual Laura Gomes (PSB) também participou do debate. Após a audiência um documento vai ser enviado para o Tribunal de Justiça com a solicitação.
