Caruaru recebe Semana do Patrimônio Cultural

Mário Flávio - 11.08.2014 às 12:55h

A VII Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco terá como tema “Patrimônio cultural: limites, caminhos e inovações”, cujo foco principal é a integração entre patrimônio material e imaterial. O evento já está em sua sétima edição, e nesses anos sempre ocorreu nas cidades de Recife e Olinda. Esse ano a UNIFAVIP, por meio do curso de Arquitetura e Urbanismo, conseguiu trazer o evento e o debate sobre o tema para Caruaru, onde encontrou apoio da Câmara Setorial de Arquitetura e Urbanismo.

“Nosso objetivo com a vinda do evento foi proporcionar o debate na nossa sociedade sobre nosso patrimônio, quais os limites que enfrentamos, quais os caminhos para proteção e quais ações podem levar a inovar o uso dos bens sem destruí-los. Caruaru tem patrimônio cultural ainda, por meio dos imóveis ainda existentes e pela Feira de Caruaru que temos que conhecer todas suas características para poder preservá-la como um bem tão importante de nossa história” disse Amanda Casé, coordenadora da Semana do Patrimônio em Caruaru.

O evento tem diversas atividades como visitas técnicas a bens tombados, oficinas e o seminário. Em Caruaru, o evento contará, na semana pré-evento no dia 13 de agosto de uma oficina realizada pela FUNDARPE com os gestores das prefeituras da região sobre o tema de Patrimônio e sua Legalização que será realizada no auditório da UNIFAVIP e nos dias 13 e 14 de agosto com uma oficina fotográfica com o tema Caruaru ontem e hoje, onde serão buscadas imagens de Caruaru antiga (acervo do Laboratório e Imagens da UNIFAVIP) e serão retiradas fotos no mesmo angulo e lugar mostrando como a cidade se desenvolveu.

O Seminário será realizado nos dias 18 e 19 de agosto em Caruaru e 20 e 21 em Recife. No dia 18 de agosto terá visita técnica a Catedral das Dores, os inscritos conhecerão o projeto de restauro apresentado pelo próprio arquiteto o Pe. Silvano Onofre. Ainda nesse mesmo dia, na UNIFAVIP serão ministradas oficinas sobre a percepção do patrimônio de Caruaru e Pernambuco. A noite, acontecerá no auditório da ACIC o seminário que no primeiro dia será debatido o patrimônio material com presença da FUNDARPE para o debate. O segundo dia do evento, em Caruaru, dia 19 de agosto, iniciará com uma visita técnica a três bens tombados da região agreste, a Casa de Câmara e Cadeia de Brejo da Madre de Deus e de Pesqueira, e a Fabrica Rosa que está em processo de tombamento.

A tarde, novamente temos as oficinas, as 17h30 temos homenagem aos patrimônios vivos de Caruaru (Manuel Eudocio, Dila [José Soares da Silva], xilógrafo e Teatro Experimental) na biblioteca da UNIFAVIP. A noite as 19h, novamente na ACIC, teremos o seminário nesse dia será debatido o Patrimônio Imaterial focando a discussão na Feira de Caruaru e no Alto do Moura com a presença do IPHAN.

As inscrições são realizadas pelo e-mail do evento semanapatrimonio.caruaru@gmail.com e as vagas são limitadas.