Cepe lança três livros e promove programação especial na Bienal Internacional do Livro de Pernambuco

Mário Flávio - 29.09.2025 às 15:07h

A Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) integra a programação oficial da XV Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, que acontece de 3 a 12 de outubro, no pavilhão de feiras do Centro de Convenções de Pernambuco. A editora prepara uma agenda variada, que inclui o lançamento de três livros inéditos, sessões de autógrafos, rodas de conversa e atividades infantis em seu estande.

Os títulos que chegam ao público são: Antes que as palavras te esqueçam, de Leonardo Tonus; Artífices da História – Trajetórias de vida e itinerários intelectuais, de Helder Remigio e Evaldo Costa; e Não estou recebendo visitas, de Agnes Souza. Além de apresentarem suas obras em debates e bate-papos, os autores participam de sessões de interação direta com os leitores.

Destaques da programação

O primeiro fim de semana será marcado por dois lançamentos. No sábado (4), às 14h, no Espaço Diálogos, Leonardo Tonus – professor da Universidade de Sorbonne, na França – conversa com o editor da Cepe, Diogo Guedes, sobre seu romance de estreia Antes que as palavras te esqueçam. A obra trata da crise migratória na Alemanha, narrada a partir da busca de um brasileiro por um amigo afegão refugiado, com prosa lírica e cartas que misturam ficção, fatos históricos e memórias coletivas.

Ainda no sábado, às 17h, no Espaço Conexões Petrobras, será lançado Artífices da História – Trajetórias de vida e itinerários intelectuais. A obra reúne entrevistas orais realizadas em 2022 com 18 historiadores e historiadoras, entre eles Evaldo Cabral de Mello e Marcus Carvalho. O projeto, coordenado por Helder Remigio e Evaldo Costa, surgiu de uma iniciativa do Arquivo Público Estadual Jordão Emerenciano e compõe um registro amplo sobre a produção historiográfica brasileira nos últimos 60 anos.

No domingo (5), às 14h, no Espaço Circuito das Ideias, a escritora pernambucana Agnes Souza apresenta seu livro de poemas Não estou recebendo visitas, em bate-papo com a editora-assistente da Cepe, Gianni Gianni. A obra reflete sobre as dores do luto e as sutilezas da vida cotidiana.

Atividades no estande da Cepe

No estande da Cepe (16 C e D), o público poderá adquirir livros com condições especiais, participar de sessões de autógrafos e acompanhar oficinas artísticas. A programação infantil inclui oficinas de origami e colagem inspiradas em obras do catálogo, além da Galeria Reciclada Cepe, projeto que estimula a consciência ambiental por meio da criação de peças artesanais com materiais recicláveis.

Entre os destaques estão a sessão de autógrafos de Marileide Alves, autora de Povo Xambá resiste: 80 anos de repressão aos terreiros de Pernambuco, no sábado (4), às 10h; e os encontros com Frederico Pernambucano de Mello, referência nos estudos sobre o cangaço, e Fábio Andrade, autor do romance Coisas Distantes, no sábado (11).

Programação da Cepe na Bienal

Sábado, 4/10
• 10h – Sessão de autógrafos de Povo Xambá resiste, de Marileide Alves (estande da Cepe)
• 14h – Lançamento de Antes que as palavras te esqueçam, de Leonardo Tonus (Espaço Diálogos)
• 15h às 17h – Oficina de origami infantil com Tatiane Feitosa (estande da Cepe)
• 17h – Lançamento de Artífices da História, com Helder Remigio e Evaldo Costa (Espaço Conexões Petrobras)

Domingo, 5/10
• 10h – Oficina de colagem infantil com Emerson Pontes (estande da Cepe)
• 14h – Lançamento de Não estou recebendo visitas, de Agnes Souza (Espaço Circuito das Ideias)

Sábado, 11/10
• 15h – Sessão de autógrafos de Coisas Distantes, de Fábio Andrade (estande da Cepe)
• 17h – Sessão de autógrafos com Frederico Pernambucano de Mello (estande da Cepe)

Domingo, 12/10
• 15h – Oficina do projeto Galeria Reciclada Cepe (estande da Cepe)