Coluna da quinta – A culpa não é da chuva

Mário Flávio - 25.05.2022 às 22:33h

Mais um dia de caos na Região Metropolitana do Recife para culminar com o inferno astral do PSB na reta final da gestão Paulo Câmara. Os alagamentos, desalojados e desabrigados, sem falar na paralisação de vários serviços expõe fragilidades das gestões socialistas no Recife, já que o PSB governa a Capital ha nove anos. Se somar aos 12 do aliado PT, o buraco fica ainda maior.

O prefeito João Campos precisa ir além de pedir a população para ficar em casa e dizer que choveu muito na cidade. O Recife precisa urgente de ações que resolvam esse problema na prática. As eleições vêm e vão e não há um debate sobre o assunto. Se perde um tempo grande sobre o apoio de Lula e a montagem das chapas e não são apresentadas propostas para melhorar a situação.

Uma crítica deve ser feita também aos pré-candidatos de oposição a Frente Popular. Todos focaram em falar mal do PSB, mas não apresentaram as possíveis soluções para os problemas.

Agora é esperar os planos de governo para se ter uma ideia do que cada pré-candidato pensa sobre o assunto. Passando nas redes sociais dos nomes que disputam o Palácio do Campo das Princesas, palavras de solidariedade ou críticas, mas quase nenhuma de solução para os problemas.

A população quer mais sobre o debate de quem vai ser apoiado por Lula, as pautas conversadoras ou progressistas, além de debates sem futuro como estamos vendo a cada eleição. Essa água que vai para o mar na região metropolitana se fosse reaproveitada em reservatórios resolveria o problema da falta d’água em diversos municípios do Agreste, por exemplo. Algo precisa ser pensado sobre isso.

Não dá para ficar esperando pela boa vontade de São Pedro de fazer a chuva parar ou ficar apenas culpando a quantidade de chuva após cada temporal. É preciso ir mais além.

Por ser gestão o ônus maior vai para o PSB, mas de fato, não tem como olhar para as demais pré-candidaturas e deixar de cobrar o que pensam os postulantes ao governo sobre um problema que todo mundo sabe que vai acontecer. Ficaremos na espera dos planos de governo e cobrar de cada pré-candidato o que pensam sobre um problema tão recorrente e que afeta a vida de tantos pernambucanos. A conferir.

Dobradinha anunciada…

Neste sábado (28/05) o pré-candidato ao Governo de Pernambuco Miguel Coelho (União Brasil), estará em Caruaru no Agreste, para oficializar o apoio a pré-candidatura de Dilson Oliveira (União Brasil) para Deputado Estadual e de Douglas Cintra (Podemos), pré-candidato a Deputado Federal. Na agenda, às 8h da manhã, os pré-candidatos farão uma visita à Feira de Artesanato e Feira Livre de Caruaru no Parque 18 de Maio. E às 10h da manhã Miguel Coelho, Dilson Oliveira e Douglas Cintra seguirão para a solenidade de lançamento da pré-candidaturas, que acontecerá no espaço Maria José Recepções I.

…Negou, mas tá aí
Quando o blog publicou que o ex-senador Douglas Cintra era o grande articulador para a ida de Dilson Oliveira para o União Brasil, ele chegou a negar a informação. Não queira ter nenhum estresse com Raffiê Dellon, que tinha ido para o União com a promessa que seria o único candidato do partido em Caruaru e nem com Armandinho, com quem tinha acertado uma dobradinha em Caruaru. A união entre Cintra e Dilson será ratificada e com o aval de Miguel Coelho. Armandinho levou na boa, já Raffiê segue soltando fogo pelas ventas. Miguel vai tentando contornar a situação.

Falando em Armandinho…

Ele segue na cola do prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB). Mesmo apoiando Marília Arraes para o governo, o pré-candidato a deputado estadual está cada vez mais alinhado com o projeto político do prefeito. Atualmente Armandinho é o único pré-candidato 100% Caruaruense que pode ajudar efetivamente Rodrigo em sua reeleição em 2024, pois não tem intenção majoritária municipal.

Em contrapartida
Outros pré-candidatos como Zé Queiroz, Tony Gel, Eric Lessa e Raffiê podem disputar em 2024 uma vaga ao palácio Jaime Nejaim. À coluna, Armandinho, destacou que “meu objetivo é contribuir efetivamente para o desenvolvimento do nossa amada Caruaru. Nossa pré-candidatura fortalece essa missão, já que todos os deputados de mandato fazem oposição ao atual governo municipal. Rodrigo Pinheiro é nosso prefeito e vem demonstrando capacidade de diálogo com todos. Estarei ao lado de Rodrigo para construirmos um time forte para 2024”, disse. Armandinho sonha com o apoio de Rodrigo, que ainda não anunciou quem vai pedir votos para deputado estadual.

Desistiu

O deputado federal Fernando Rodolfo (PL) renunciou à candidatura á Primeira Vice-Presidência da Câmara dos Deputados, após uma articulação do partido em torno de Lincoln Portela (PL-MG), que terminou eleito. O pernambucano lançou o nome na terça-feira, mas renunciou após um acordo da bancada, que também culminou na retirada de Flávia Arruda (PL-DF). A decisão garantiu a vitória do político mineiro.

Os motivos
Pelo critério da proporcionalidade, a vaga da 1a vice caberia ao PL, após a destituição do antigo ocupante, Marcelo Ramos (PSD-AM). Mesmo renunciando à disputa interna, não houve tempo hábil para que os nomes dos parlamentares fossem retirados das urnas eletrônicas para a votação. Com o acordo, Portela teve 232 votos.

Contas aprovadas…

A primeira Câmara do Tribunal de Contas de Pernambuco aprovou as contas do ex-prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira (UB), referentes ao exercício de 2020, em 17ª sessão ordinária que aconteceu nesta terça-feira (21). Esta é a sexta aprovação de contas de Edson Vieira no período em que foi prefeito reeleito de Santa Cruz do Capibaribe (2013-2020). Já foram apreciadas com parecer de aprovação pelo TCE as contas de 2013, 2014,2016,2018, 2019 e agora 2020.

…Comemorou
Edson Vieira comemorou em suas redes sociais mais uma aprovação de contas. “Recebi com muita alegria a notícia da aprovação de minhas contas de quando estive como prefeito de Santa Cruz do Capibaribe do ano de 2020 pelo TCE. Sempre pensando grande, com muita atitude e determinação encaramos os desafios, transformamos vidas e investimos em todas as áreas da administração pública. Essas contas de 2020 se juntam as de 2013, 2014, 2016, 2018 e 2019, todas aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, isso é sinal de zelo e transparência com os recursos públicos”.

Bivar candidato à presidência


O deputado federal Luciano Bivar confirmou para o dia 31 de Maio o lançamento da pré-candidatura dele à presidência da República. Ele vai disputar o pleito pelo União Brasil. Bivar tinha uma reeleição tranquila para deputado federal, mas agora vai para uma tentativa de tirar proveito da polarização e ser mais um nome na tentativa da chamada terceira via no país.

PSDB perdido


Após rifar a pré-candidatura de João Doria à presidência o PSDB segue mais perdido que cego em tiroteio. A legenda ia declarar oficialmente o apoio a pré-candidatura de Simone Tebet (MDB) à presidência. No entanto, após algumas articulações o presidente nacional da legenda, Bruno Araújo, informou que não há uma data para o encontro acontecer. A cada eleição o PSDB, que já foi protagonista na eleição nacional vai se apequenando.