Datafolha: Marília Arraes lidera disputa ao Senado por Pernambuco em todos os cenários; Humberto Costa aparece em segundo lugar

Mário Flávio - 29.10.2025 às 08:14h

A mais recente pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira (29), encomendada pelas rádios CBN Recife e CBN Caruaru, mostra a ex-deputada federal Marília Arraes (Solidariedade) na liderança da corrida pelas duas vagas ao Senado Federal por Pernambuco nas eleições de 2026. O atual senador Humberto Costa (PT) aparece em segundo lugar em todos os cenários estimulados.

O levantamento ouviu 1.022 eleitores pernambucanos entre os dias 21 e 23 de outubro, presencialmente, em todas as regiões do estado. A margem de erro é de três pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.

Cenário 1: Marília lidera com 39%, seguida por Humberto com 26%

No primeiro cenário, que inclui dez possíveis nomes, Marília Arraes aparece com 39% das intenções de voto, seguida por Humberto Costa (26%). Em situação de empate técnico, surgem Miguel Coelho (União Brasil), com 19%, e Eduardo da Fonte (PP), com 18%.

Na sequência, também em empate técnico, aparecem Armando Monteiro (Podemos) e Gilson Machado (PL), ambos com 12%; Anderson Ferreira (PL), com 10%; e Silvio Costa Filho (Republicanos), com 9%. Jô Cavalcanti (PSOL) e Fernando Dueire (MDB) completam a lista, com 4% e 3%, respectivamente.

Nesse cenário, 16% dos entrevistados pretendem votar em branco ou nulo para a primeira vaga, enquanto 4% estão indecisos. Para a segunda vaga, o índice de brancos e nulos sobe para 21%, e 7% não souberam responder.

Cenário 2: Marília amplia vantagem e chega a 42%

Na segunda simulação, sem os nomes de Gilson Machado (PL) e Silvio Costa Filho (Republicanos), Marília Arraes mantém e amplia a liderança, alcançando 42% das intenções de voto. Humberto Costa segue em segundo, com 29%, e Miguel Coelho (UB) aparece em terceiro, com 21%, seguido de Eduardo da Fonte (PP), com 20%.

Na sequência, Armando Monteiro (15%), Anderson Ferreira (13%), Jô Cavalcanti (4%) e Fernando Dueire (3%) completam o cenário.
Para a primeira vaga, 17% dos eleitores declararam voto branco ou nulo, e 4% estão indecisos. Já na segunda vaga, os brancos e nulos chegam a 24%, e os indecisos a 7%.

Cenário 3: Marília mantém liderança com 40% e Humberto tem 30%

No terceiro cenário, sem os nomes de Miguel Coelho (UB) e Anderson Ferreira (PL), mas com os de Gilson Machado (PL) e Silvio Costa Filho (Republicanos), Marília Arraes (SD) segue na frente com 40%, seguida por Humberto Costa (PT) com 30%.

Na sequência, aparecem Eduardo da Fonte (PP) com 25%, Armando Monteiro (PODE) com 16%, Gilson Machado (PL) com 15%, e Silvio Costa Filho (Republicanos) com 11%. Jô Cavalcanti (PSOL) e Fernando Dueire (MDB) têm 4% cada.

Nesse cenário, 17% dos eleitores afirmaram que votariam em branco ou nulo para a primeira vaga, e 5% estão indecisos. Para a segunda vaga, 25% votariam em branco ou nulo, enquanto 8% não souberam responder.