DEM quer ouvir ministro sobre suposta armação na CPI da Petrobras

Mário Flávio - 04.08.2014 às 22:10h

20140804-220925-79765156.jpg

O líder do Democratas na Câmara, Mendonça Filho (PE), entrou, na tarde desta segunda-feira (4/8), no plenário da Casa com um requerimento de convocação ao ministro Ricardo Berzoini (Relações Institucionais). A intenção é que ele explique a participação de um dos seus principais assessores no suposto esquema de fraude em depoimentos de aliados para a CPI da Petrobras no Senado, bem como sua possível extensão para a CPI mista.

A denúncia publicada pela Revista Veja nesse sábado (2/8) revela como os depoentes tinham acesso às perguntas que seriam feitas pelos parlamentares aliados, transformando a comissão de inquérito em teatro.

Junto à convocação de Berzoini ao Plenário da Casa, outro requerimento convoca o ministro e convida o assessor denunciado, Paulo André Argenta, além de outros dois assessores de Lideranças do Senado citados (Governo e PT), para prestarem esclarecimentos na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle.

“Não dá para nós termos uma CPI que seja manipulada pelo Palácio do Planalto. Isso é uma interferência absurda e indevida na independência do Legislativo e nas prerrogativas de qualquer comissão parlamentar de inquérito. Apurar os fatos com os envolvidos nos dará a oportunidade de revelar se esse esquema se deu exclusivamente na do Senado ou se foi estendido para a CPMI”, justificou Mendonça.