Deputado do PDT é alvo de operação da Polícia Federal

Mário Flávio - 13.01.2026 às 09:48h

A Polícia Federal desencadeou, na manhã desta terça-feira (13), mais uma fase da Operação Overclean, com o objetivo de desarticular uma suposta organização criminosa envolvida em desvio de emendas parlamentares, corrupção e lavagem de dinheiro. O principal alvo desta etapa é o deputado federal Félix Mendonça Jr. (PDT-BA).

A ação conta com o apoio da Controladoria-Geral da União (CGU) e da Receita Federal, que atuaram integradamente nas investigações que culminaram na nova fase da operação.

Foram expedidos nove mandados de busca e apreensão pelo ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF). As ordens judiciais estão sendo cumpridas em endereços localizados em Brasília (DF) e em municípios baianos — Salvador, Mata de São João e Vera Cruz. De acordo com apurações da TV Globo, todos os locais visitados pela PF nesta terça têm relação com o deputado, incluindo residências e escritórios.

Esta é a nona fase da Operação Overclean, que desde sua deflagração vem apontando indícios de uma complexa estrutura de corrupção que teria operado por meio do direcionamento e desvio de recursos públicos destinados a emendas parlamentares. A investigação busca agora aprofundar provas contra os envolvidos e mapear a atuação da suposta organização.

Não é a primeira vez que Félix Mendonça Jr. figura como alvo da PF no contexto da Overclean. Em junho do ano passado, durante a quarta fase da operação, policiais federais cumpriram mandados de busca e apreensão contra o deputado, um de seus assessores e prefeitos de municípios da Bahia. Na ocasião, dois prefeitos foram afastados e chegaram a ser presos em flagrante pelos agentes da lei no cumprimento das medidas judiciais.