Fernando Monteiro e Rodrigo Pinheiro levam ao MEC pauta para transformar CAA da UFPE em campus oficial

Mário Flávio - 04.09.2025 às 18:42h

O deputado federal Fernando Monteiro (Republicanos) e o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro (PSD), estiveram em Brasília, nesta quarta-feira (3), em reunião com o ministro da Educação, Camilo Santana, para discutir uma demanda estratégica para o desenvolvimento do Agreste: a transformação do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da Universidade Federal de Pernambuco em campus oficial da instituição. Também participou do encontro o secretário de Governo de Caruaru, Gilvan Calado.

Inaugurado em março de 2006, o CAA foi o primeiro centro avançado da UFPE no interior de Pernambuco e se consolidou como referência para toda a região. Atualmente, reúne cursos de diversas áreas e desempenha papel fundamental na formação acadêmica e no desenvolvimento econômico e social do Agreste.

Para Fernando Monteiro, o reconhecimento formal do CAA como campus oficial é um passo decisivo para consolidar novos investimentos e ampliar as oportunidades para os estudantes e pesquisadores:

“Estamos nos inteirando dos critérios exigidos pelo Ministério para que, num esforço conjunto, esse processo avance. A educação superior transforma realidades, e Caruaru e o Agreste merecem essa conquista”, afirmou o parlamentar.

O pleito apresentado ao MEC reflete a mobilização da comunidade acadêmica e da gestão municipal em torno do fortalecimento da educação superior no interior do Estado. Caso seja aprovado, o processo deve garantir mais autonomia administrativa ao CAA, além da expansão de cursos, infraestrutura e recursos para pesquisa e extensão, ampliando o impacto da UFPE na região.