Responsável pelo atendimento de gestantes de mais de 53 municípios, o Hospital Jesus Nazareno (Fusam), vai ficar sem médicos durante o fim de semana. A informação foi repassada pelo diretor regional do Sindicato dos Médicos de Pernambuco, Paulo Maciel. Ele garante que oito profissionais, entre concursados e contratados, não estão recebendo salários pelos plantões extras aos sábados e domingos e resolveram deixar de realizar esse tipo de atendimento.
O médico explicou que os profissionais seguirão com o atendimento entre segunda e sexta, já que nesse período existe a carga horária por meio de contrato ou concurso. Ele denunciou ainda que mais de 30% da escala não é cumprida de forma adequada e que por isso o Sindicato resolveu se posicionar sobre o assunto, já que o diretor médico da unidade, Frederico Araújo e a diretora Administrativa, Flora Raquel, resolveram entregar o cargo.
“Esses médicos estavam indo além das suas funções e o que determina o concurso ou contrato. São profissionais que estão apenas se afastando no fim de semana. Mas existem as demissões dos diretores médico e administrativo. Acredito eu que seja impossível resolver a situação de uma escala médica para trabalhar se você não tem esses profissionais e eles irão ter que responder por algum problema que ocorrer”, disse.
O médico Frederico Araújo explicou os motivos de deixar o cargo. “A secretaria de saúde de Pernambuco sabia desse problema desde o início do mês e infelizmente não tomou nenhuma medida que pudesse amenizar essa situação. O hospital recebe constantemente pacientes de outros municípios que não são do auto risco e quando junta aos demais de baixo risco, fica uma demanda enorme para os profissionais que estão aqui lotados”, disse.
Os médicos ainda temem pela interdição da unidade. “É o hospital que mais atende gestantes em Pernambuco. A situação é grave e passar o fim de semana sem médicos pode levar a interdição, o que é mais grave ainda”, disse Paulo Maciel.
A secretaria de Saúde de Pernambuco informou que fará uma redistribuição da escala de médicos para garantir a assistência aos pacientes neste final de semana. Por meio de nota informou que o pagamento dos plantões extra, referente ao mês de junho, já foi autorizado e o montante deve estar disponível para os funcionários nesta sexta-feira (01). O pagamento do mês de maio está regularizado, mas não comentou a saída dos diretores da unidade hospitalar.
