A base governista da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) garantiu, nesta quinta-feira (23), uma importante vitória para o governo Raquel Lyra (PSD) ao assegurar a manutenção dos vetos da governadora às emendas da oposição na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).
As emendas vetadas haviam sido apresentadas por deputados oposicionistas e tratavam de temas sensíveis para o Executivo, como a partilha do Fundo Estadual de Equilíbrio Fiscal (FEEF) com os municípios, regras para uso de recursos oriundos de concessões e alienações, novas normas de gastos com publicidade institucional e a exigência de autorização legislativa para convênios e créditos adicionais.
Apesar de a governadora ter considerado as propostas inconstitucionais, os vetos haviam sido derrubados nas principais comissões da Casa, onde os aliados do Palácio do Campo das Princesas são minoria.
A votação em plenário foi marcada pela Mesa Diretora — de maioria oposicionista — para esta quinta-feira, dia tradicionalmente de esvaziamento na Casa. Diante disso, o governo precisou agir rápido. A mobilização foi articulada pela líder do Governo, deputada Socorro Pimentel (União Brasil), que garantiu a presença da base aliada em peso para assegurar os votos necessários à manutenção dos vetos.
Com a vitória, o governo Raquel Lyra preserva autonomia sobre temas estratégicos da gestão orçamentária e evita interferências diretas do Legislativo em decisões de execução financeira e administrativa. O resultado reforça a capacidade de articulação política do Executivo na Alepe em um cenário de correlação de forças ainda equilibrado entre governo e oposição.
