O Grupo Prerrogativas, que reúne mais de 100 juristas de todo o país, manifestou nesta sexta-feira (24) apoio ao nome do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos), para disputar uma vaga no Senado Federal. O movimento é visto como um gesto político relevante dentro do campo governista e reforça o prestígio do ministro junto ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
De acordo com o fundador do grupo, Marco Aurélio de Carvalho, a defesa do nome de Silvio Costa Filho se deve à sua trajetória de diálogo, capacidade de entrega e lealdade ao governo federal. “O Grupo Prerrogativas teve a oportunidade, na noite de ontem, de reconhecer e aplaudir a trajetória luminosa do ministro Silvio Costa Filho, que, ao lado do presidente Lula e à frente do Ministério de Portos e Aeroportos, tem feito um trabalho do qual todos nós, como brasileiros, devemos nos orgulhar. Seria uma honra para o país contar com o ministro no Senado Federal. Acho que seria importante, para que possamos continuar reconstruindo o país, termos uma chapa forte e competitiva para o Senado”, afirmou.
Apoio político e defesa do campo democrático
Para Marco Aurélio, o atual cenário político exige a consolidação de uma chapa forte de centro-esquerda em Pernambuco, capaz de garantir a continuidade do projeto liderado por Lula e conter o avanço do bolsonarismo no Estado. “É fundamental derrotar de vez o bolsonarismo em Pernambuco. E nos parece que a melhor chapa no estado seria composta pelos senadores Humberto Costa e o nosso ministro Silvio Costa Filho”, completou o jurista.
O grupo destacou ainda a atuação nacional de Silvio Costa Filho, marcada por viagens, inaugurações e obras em portos de todo o país, além da sua defesa firme do governo Lula. A lealdade e o perfil conciliador do ministro, segundo o Prerrogativas, o credenciam como nome de peso para o Senado em 2026.
Quem é o Grupo Prerrogativas
Criado em 2014, o Grupo Prerrogativas surgiu em meio aos debates sobre o sistema eleitoral, após questionamentos feitos pelo então candidato à Presidência Aécio Neves. Com o tempo, consolidou-se como um observatório da democracia, defensor do Estado de Direito e das instituições jurídicas brasileiras. O grupo ganhou projeção ao se posicionar contra os excessos da Operação Lava Jato, tornando-se uma das principais vozes da advocacia progressista no país.
Com o novo posicionamento público, o Prerrogativas insere o nome de Silvio Costa Filho no centro das discussões políticas em Pernambuco e reforça a articulação para as eleições de 2026, nas quais o ministro desponta como um dos principais aliados do presidente Lula no Estado.
