O prefeito do Recife, João Campos (PSB), deu mais um passo na articulação com o Partido dos Trabalhadores ao se reunir, nesta sexta-feira (5), com o presidente estadual da sigla, o deputado federal Carlos Veras. O encontro, confirmado por ambos, girou em torno da formação de alianças e do alinhamento político entre as duas legendas, que já compartilham espaços na administração municipal. “Estamos num processo de diálogo. Temos uma aliança nacional e estamos dialogando sobre alianças. Faz parte do processo”, declarou Veras ao Blog Dantas Barreto, lembrando que o PT ocupa duas secretarias na Prefeitura do Recife.
Questionado sobre a possibilidade de uma coligação entre PSB e PT nas eleições estaduais de 2026, Carlos Veras afirmou que esse debate será conduzido em âmbito nacional, envolvendo diretamente o presidente Lula e o presidente nacional do PT, Edinho Silva. O petista destacou ainda que a discussão sobre alianças extrapola Pernambuco: “Temos discutido o Brasil, São Paulo, Paraíba e não só o nosso Estado. Pela posição que ocupo como presidente do PT estadual e primeiro secretário da Câmara Federal, estou me dedicando a ajudar Lula em outros estados”, disse.
Veras também comentou a possibilidade de a governadora Raquel Lyra (PSD) apoiar Lula na próxima eleição presidencial. Segundo ele, a Federação PT-PCdoB-PV estará inserida em uma coligação majoritária, mas isso não impede que Lula receba apoio de mais de um candidato a governador. O dirigente tratou como natural a presença tanto de Raquel quanto de João Campos nas agendas do presidente em Pernambuco, como na Refinaria Abreu e Lima e na inauguração da Barragem Panelas II. “São duas autoridades políticas e o presidente Lula veio a Pernambuco para anunciar e entregar obras importantes”, afirmou.
Nas redes sociais, João Campos adotou tom conciliador e reforçou o histórico de parceria com Veras: “Sempre bem encontrar o amigo e companheiro Carlos Veras. Fomos deputados juntos e, desde lá, tivemos muitos diálogos produtivos sobre o futuro do Recife e do Brasil. Vamos juntos!”. O gesto confirma o movimento de aproximação e consolida o prefeito como peça central na construção da frente progressista para 2026.
