Josué Mendes é eleito presidente do COMAGSUL com apoio de 86% dos prefeitos

Mário Flávio - 03.09.2025 às 08:32h

O prefeito de Agrestina, Josué Mendes, foi eleito nesta terça-feira (2) presidente do Consórcio de Municípios do Agreste e Mata Sul (COMAGSUL). Com cerca de 86% de apoio dos consorciados, o gestor retorna ao comando da instituição após 16 anos, para cumprir um mandato de três anos. A eleição 2025 foi marcada pela ampla participação de prefeitos e prefeitas, consolidando o processo democrático do órgão que reúne 23 municípios.

Josué substitui o prefeito de Altinho, Marivaldo Pena, que assumiu o cargo logo após o pleito. A nova diretoria conta ainda com a prefeita de Jupi, Rivanda Freire, e o prefeito de Bonito, Dr. Ruy Barbosa, na vice-presidência. O Conselho Fiscal será formado pela prefeita de Catende, Dona Graça, pelo próprio Marivaldo Pena e pela prefeita de Jaqueira, Ridete Pellegrino. Já o Grupo Gestor ficou composto por Bartolomeu Mendonça (Projetos), Betânia Ribeiro (Articulação), Sávio Omena (Administrativo), Luziene Ferraz (Financeiro) e Marcelo Antônio (Jurídico).

Experiente na gestão pública — atualmente no quarto mandato como prefeito de Agrestina e um dos fundadores do COMAGSUL — Josué destacou a responsabilidade de liderar o colegiado. “Tenho certeza que até o final do meu mandato não lutarei sozinho. O Consórcio é uma excelente ferramenta para ajudar os municípios. Temos aqui grandes parceiros e podemos ampliar as assembleias, os diálogos e trabalhar para quem vive em nossas cidades”, afirmou, ressaltando ainda a importância de fortalecer o diálogo com o Governo do Estado, o Governo Federal e as bancadas de deputados e senadores.

Entre as prioridades da gestão, estão a ampliação das ações nas áreas de saúde e educação, além de convênios que facilitem a gestão fiscal das prefeituras. Josué também destacou a necessidade de articulação em favor de projetos estruturadores, como a Ferrovia Transnordestina e a implantação do Porto Seco do Agreste.

Ao deixar a presidência, o prefeito Marivaldo Pena agradeceu a confiança dos gestores e ressaltou o legado de sua administração. “Meu sentimento é de dever cumprido. Me sinto mais feliz ainda quando vejo a participação forte dos prefeitos, dando credibilidade ao consórcio para que os trabalhos continuem acontecendo”, declarou.