
Promover a conciliação e a pacificação social através da solução de litígios, ampliando, assim, o acesso da população à Justiça. Com este objetivo, o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), por meio do Núcleo de Conciliação – Nupemec, realiza pautas concentradas de conciliação em três comarcas do Estado durante o mês de maio. Na capital, Recife; e nas Comarcas de Afogados da Ingazeira e Petrolina.
Em Recife, até a sexta-feira (6), a Justiça estadual vai promover a 1ª Pauta Concentrada de Sessões de Conciliação de demandas de Família – Semana da Família. A ação será efetuada pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Capital. As audiências têm início às 7h e seguem sendo realizadas até às 19h, e serão realizadas nos formatos presenciais e virtuais (Whatsapp), no Cejusc Recife, localizado no Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano, Ilha Joana Bezerra. Os processos selecionados pelo Cejusc Recife para a iniciativa referem-se às demandas pré-processuais, que é quando os cidadãos buscam a solução dos seus problemas sem que para isso tenham um processo formalizado no Judiciário. Para a ocasião, foram selecionadas aproximadamente 70 demandas pré-processuais. A Semana da Família do Cejusc Recife ficará sob a responsabilidade da juíza Fernanda Pessoa Chuahy e do juiz Clicério Bezerra e Silva.
Afogados da Ingazeira – Também a partir desta segunda-feira (2/5), tem início a 1ª Pauta Concentrada de Sessões de Conciliação do Cejusc de Afogados da Ingazeira. A iniciativa será realizada até a sexta-feira (6/5), no horário das 8h às 12h. Na ocasião, a unidade judiciária vai promover conciliação em 100 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO’s). A coordenação do evento conciliatório será efetivada pela juíza Daniela Rocha Gomes. As sessões de audiências serão realizadas no formato presencial. O Cejusc de Afogados da Ingazeira localiza-se no Fórum Laurindo Leandro de Lemos, na Rua Padre Leandro de Lemos, s/n, bairro Manoela Valadares, Afogados da Ingazeira.
Petrolina – Na Comarca de Petrolina, nos dias 23 e 24 de maio, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da comarca vai realizar a 1ª Pauta Concentrada de Sessões de Conciliação do voltadas para 40 processos oriundos da Vara Regional da Infância e Juventude da 18ª Circunscrição. O coordenador do evento será o juiz Marcos Franco Bacelar.