Lideranças da esquerda organizam manifestação no Recife a favor da Venezuela

Mário Flávio - 05.01.2026 às 10:37h

Um ato público em solidariedade ao povo venezuelano está convocado para esta segunda-feira (5), no Recife. A manifestação acontece a partir das 15h, na Praça do Derby, área central da capital pernambucana, e está sendo organizada por lideranças e movimentos da esquerda em Pernambuco, além de entidades sindicais e organizações populares, com destaque para a deputada estadual Rosa Amorim.

De acordo com o material de divulgação, o protesto tem como foco a crítica à intervenção dos Estados Unidos na Venezuela, com palavras de ordem contra o ex-presidente norte-americano Donald Trump e contra a presença política e militar dos EUA na América Latina. O ato também reforça o discurso de defesa da soberania dos países latino-americanos e de repúdio ao que os organizadores classificam como ingerência estrangeira.

A mobilização reúne partidos políticos, centrais sindicais, frentes populares e movimentos sociais, que defendem a realização do ato como uma demonstração de apoio ao povo venezuelano e de alinhamento com pautas históricas da esquerda, como o anti-imperialismo e a integração latino-americana.

A expectativa dos organizadores é de que militantes de diferentes regiões do estado participem da atividade, transformando a Praça do Derby em um ponto de concentração política e simbólica contra a atuação dos Estados Unidos na região.

Screenshot