Lula voltará a Fernando de Noronha após 16 anos para lançar usina solar

Mário Flávio - 31.10.2025 às 16:07h

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltará a Fernando de Noronha na próxima semana, após 16 anos sem visitar o arquipélago pernambucano. A viagem marcará o lançamento das obras da Usina Solar Noronha Verde, projeto que integra o Programa Mais por Noronha, com o objetivo de reduzir drasticamente as emissões de carbono e promover sustentabilidade energética na ilha. As informações são do Jornalista Matheus Santos.

A planta de energia renovável será integrada a sistemas de armazenamento por baterias e promete descarbonizar até 85% da geração elétrica local. A construção será iniciada ainda neste ano, com previsão de conclusão em 2027.

O evento contará com a presença de autoridades federais e estaduais. A governadora Raquel Lyra (PSD) também participará do lançamento, simbolizando uma parceria entre os governos Federal e de Pernambuco. Após a passagem por Noronha, Lula deve seguir diretamente para Belém (PA), onde participará da COP-30, conferência mundial sobre mudanças climáticas.

Essa será a terceira visita do presidente à ilha. Lula esteve em Noronha nos anos 1990, ainda sem mandato, durante uma assembleia popular. Já como presidente, passou o Réveillon de 2008 para 2009 no arquipélago, acompanhado da então primeira-dama Marisa Letícia, falecida em 2017.

A nova viagem tem um forte simbolismo ambiental e político, ao unir o discurso de sustentabilidade com uma agenda de cooperação entre União e Estado, em um dos destinos mais emblemáticos do país.