MDB rompe com governo Raquel Lyra e oficializa adesão à oposição na Alepe

Mário Flávio - 24.09.2025 às 11:56h

O cenário político de Pernambuco ganhou um novo capítulo nesta quarta-feira (24). Por 15 votos a 1, o Diretório Estadual do MDB decidiu romper oficialmente com o bloco de apoio ao Governo Raquel Lyra na Assembleia Legislativa e anunciou a adesão à oposição. A reunião, conduzida pelo presidente da sigla, Raul Henry, marcou a guinada da legenda, que vinha sendo alvo de disputas internas sobre sua posição na Casa.

O único voto contrário foi do deputado Jarbas Filho, que segue na liderança da bancada graças a uma decisão liminar da Justiça. Os emedebistas, no entanto, registraram em ata a preferência pelo nome do deputado Waldemar Borges para assumir a liderança, caso a liminar seja revertida. Borges é alinhado à linha política aprovada na última Convenção do partido, que definiu o afastamento do Governo.

Raul Henry destacou que a legenda respeita a decisão judicial, mas reforçou que a liderança deve ser fruto de indicação política, e não de imposição judicial. “Decisão judicial é para ser respeitada e cumprida. Mas vamos recorrer até a última instância. Precisamos de um líder que atue de acordo com o posicionamento que foi decidido na Convenção, órgão máximo do partido”, afirmou.