Para marcar a passagem do Dia Internacional da Mulher, a Assembleia realizou, nesta quarta (8), uma Reunião Solene no Plenário do Palácio Joaquim Nabuco. Na cerimônia, foi lançada a agenda comemorativa Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco – Bancada Feminina:1945-2016. A publicação assinala os dez anos de existência da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e traz os perfis das 29 parlamentares que exerceram e exercem mandato na Alepe. A solenidade foi proposta pela presidente e vice do colegiado, deputadas Simone Santana (PSB) e Terezinha Nunes (PSDB), respectivamente.
Além dos perfis, a agenda visita a história da participação política das mulheres, da conquista do voto, do direito de ser candidata a um mandato eletivo, bem como exibe um panorama do acesso aos assentos nas casas legislativas no Brasil. As ex-deputadas Lúcia Heráclio, Rosa Barros, Ana Cavalcanti, Nadegi Queiroz, Beatriz Vidal, Miriam Lacerda e Raquel Lyra compareceram à cerimônia. As demais foram representadas.
O presidente da Assembleia, deputado Guilherme Uchoa (PDT), abriu a Reunião Solene e passou o comando da cerimônia para Priscila Krause (DEM). “Hoje é um dia de comemoração, mas também, um dia de referendar a resistência, que é típica das mulheres, e de garantir cada vez mais espaço para o segmento”, frisou a deputada.
Em discurso na tribuna, Terezinha Nunes afirmou que decidiu incluir o combate à violência contra a mulher como objetivo a ser trilhado neste novo mandato. “Após conhecer o trabalho da Secretaria Estadual da Mulher, percebi muitos avanços ao longo dos anos, mas, desde 2016, as estatísticas mostram que precisamos estar vigilantes, pois a criminalidade contra o segmento está aumentando”, destacou. A deputada lembrou, entretanto, que, em termos gerais, a mulher está cada vez mais empoderada e participativa, e essa evolução faz com que elas tenham cada vez mais voz.