Moraes determina transferência de Bolsonaro para Sala na “papudinha”

Mário Flávio - 15.01.2026 às 18:04h

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta quinta-feira (15) transferir o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para a Sala de Estado Maior do 19º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal, conhecida como Papudinha. Até então, Bolsonaro estava detido na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília.

A decisão estabelece que o ex-presidente cumpra pena de 27 anos e 3 meses de prisão por participação em trama golpista. No novo local, também estão presos o ex-ministro da Justiça Anderson Torres e o ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal Silvinei Vasques, embora Bolsonaro permaneça em cela separada.

A determinação prevê uma série de garantias, entre elas assistência médica integral por profissionais particulares, acesso imediato a hospitais em caso de urgência, sessões regulares de fisioterapia, alimentação especial entregue diariamente, atendimento médico de plantão, visitas semanais de familiares próximos e acompanhamento religioso periódico.

A transferência ocorre no contexto das medidas definidas pelo STF para o cumprimento da pena e a execução das condições estabelecidas pela Corte.