O governador em exercício de Pernambuco, Ricardo Paes Barreto, visitou, nesta segunda-feira (27), a Comunidade do Bode, no Recife, onde entregou uma das casas restauradas pelo Programa Morar Bem – Reforma no Lar. A iniciativa do Governo do Estado oferece reparos em imóveis de famílias de baixa renda, com investimentos de até R$ 18 mil por unidade. Ao todo, 166 residências estão em fase final de conclusão e entrega na comunidade.
Durante a visita, o governador em exercício destacou o impacto social do programa. “É o Estado atuando na área social, melhorando a qualidade de vida da população e entregando sem ônus e sem custo nenhum para as pessoas que merecem o mínimo de dignidade. Ficamos todos muito felizes em poder encontrar uma pessoa muito querida, muito emocionada em receber a sua casa completamente reformada e em condições de ter dignidade com suas filhas, com suas netas”, afirmou Ricardo Paes Barreto.
As casas reformadas ficam na Rua Eurico Vitrúvio. A moradora Maria Rosângela Martins, que vive no local há 36 anos, teve a fachada, os quartos e o banheiro completamente recuperados. “Não tenho nem como explicar o tamanho da minha felicidade. Porque agora eu tenho uma casa digna. Quando o pessoal passou fazendo o cadastro, eu não acreditei. Hoje estou aqui com a minha casa, que está muito bonita. Minha neta falou que era um palácio. E aqui viverei feliz”, celebrou emocionada.
Executado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, o Reforma no Lar já beneficiou 2.600 famílias em todo o Estado e prevê mais de 10 mil novos atendimentos na segunda etapa do programa. Segundo a secretária Simone Nunes, a iniciativa é um marco na política habitacional de Pernambuco. “Estar aqui hoje é ver o propósito para o qual o Governo do Estado está trabalhando: pelas pessoas. Por aquelas que antes estavam esquecidas, invisibilizadas, e que hoje são alcançadas pela política habitacional do Programa Morar Bem. Aqui no Bode, a gente já entregou títulos de regularização fundiária, está realizando melhorias habitacionais, e em outros locais já entregamos casas, retiramos famílias de áreas de risco e as colocamos em moradias novas. São várias frentes de uma política habitacional séria e comprometida”, ressaltou.
📸 Foto: Miva Filho/Secom
