Oposição se ausenta de sanção de lei do empréstimo de R$ 1,5 bilhão em Pernambuco

Mário Flávio - 16.09.2025 às 11:19h

A governadora Raquel Lyra (PSD) sancionou, nesta terça-feira (16), a lei que autoriza o empréstimo de R$ 1,5 bilhão para investimentos em infraestrutura em Pernambuco. A cerimônia, realizada no Palácio do Campo das Princesas, contou com a presença de 23 deputados aliados, mas chamou atenção a ausência de nomes da oposição, incluindo o presidente da Assembleia Legislativa, Álvaro Porto (PSDB). A foto é do Blog do Dantas Barreto.

O projeto foi aprovado na semana passada, após meses de embates entre governo e oposição. Durante a solenidade, Raquel agradeceu o empenho dos parlamentares da base e destacou a necessidade de acelerar os próximos passos para que os recursos cheguem ao estado.

“Correr atrás do prejuízo”

Em entrevista à Rádio Jornal, a governadora afirmou que o atraso na tramitação do empréstimo impactou diretamente o cronograma de obras. “Se eu já tivesse com esse empréstimo há seis meses, estava com possibilidade de contratar mais obras. Eu não prometo aquilo que eu não tenho em caixa para fazer. Agora vou correr atrás do prejuízo”, disse.

Raquel ressaltou que na próxima quinta-feira (18) estará em Brasília para agilizar a liberação dos recursos, com a expectativa de dar a ordem de serviço do Arco Metropolitano dentro de três meses.

Embate político e eleições de 2026

Questionada se a demora na análise do empréstimo teria relação com o cenário eleitoral de 2026, Raquel não descartou a hipótese. “Eu suponho que sim. Se não for, qual a lógica atrapalhar assim? Quem pensa em eleição todo dia é quem está fora do governo. Qualquer que seja aquele que tem mandato por Pernambuco tem que ajudar o nosso Estado”, afirmou.

A governadora ainda defendeu que a oposição cumpra seu papel de fiscalizar, mas sem prejudicar os avanços do estado. “Oposição verdadeira vota no projeto e fiscaliza a execução. Mas não dá para querer atrapalhar o crescimento de Pernambuco buscando uma política menor”, completou.

Relação com a Alepe

Apesar do controle da Mesa Diretora e de comissões importantes pela oposição, Raquel lembrou que tem conseguido aprovar a maior parte de suas pautas. “Só teve um voto contra o empréstimo, mais de 40 deputados votaram a favor. A grande parte dos nossos projetos é aprovada com ampla maioria. Os projetos interessam à população e os deputados reconhecem isso”, disse.