
A governadora Raquel Lyra (PSD) inicia, nesta terça-feira (14), uma missão internacional com agendas oficiais na China e na Dinamarca, com o objetivo de atrair investimentos, fortalecer a cooperação tecnológica e consolidar Pernambuco na rota da nova economia verde. A gestora estará acompanhada por uma comitiva de secretários estaduais, enquanto a vice-governadora Priscila Krause assume o comando do Executivo estadual durante o período da viagem.
“Na China, teremos uma agenda estratégica para apresentar as potencialidades de Pernambuco a investidores e empresas, além de fortalecer o diálogo com o governo da nossa província irmã, Sichuan. Essa missão é uma oportunidade de ampliar a presença do Estado em um dos maiores mercados consumidores do mundo, diversificando nossa pauta exportadora e abrindo espaço para novos negócios nas áreas de energia, tecnologia e agronegócio. Na Dinamarca, teremos encontros com a APM Terminals, a Maersk e a European Energy, reforçando nossa estratégia de internacionalização e atração de investimentos que gerem desenvolvimento, empregos e oportunidades para o povo pernambucano”, afirmou a governadora.
Entre os dias 14 e 22 de outubro, Raquel Lyra e a comitiva cumprem uma extensa programação em Chengdu, Pequim e Xangai, com visitas a grandes empresas de energia, mobilidade e logística, além de encontros bilaterais e seminários com investidores. A missão inclui também reuniões com representantes do governo de Sichuan, província-irmã de Pernambuco desde 2011.
“Essa missão internacional reforça o compromisso do Governo de Pernambuco em abrir novas fronteiras de desenvolvimento. Estamos buscando investimentos e parcerias que consolidem o Estado como um polo de inovação, infraestrutura e energia limpa. A liderança da governadora Raquel Lyra nessa agenda mostra que Pernambuco quer e pode ocupar um lugar de destaque no cenário global”, destacou o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Cavalcanti.
De 22 a 28 de outubro, a missão segue para a Dinamarca, com agendas em Copenhague e Sønderborg. No país nórdico, a governadora visitará a APM Terminals e a Maersk, que anunciaram investimentos de cerca de R$ 2 bilhões para a implantação de um novo terminal de contêineres no Complexo Industrial e Portuário de Suape. Também está prevista visita à European Energy, empresa responsável por outro investimento de R$ 2 bilhões na instalação de uma planta de combustível sustentável (E-metanol) — a primeira da América Latina, que abastecerá os navios da Maersk.
A comitiva é formada pelos secretários João Salles (Assessoria Especial à Governadora e Relações Internacionais), Guilherme Cavalcanti (Desenvolvimento Econômico), André Teixeira Filho (Mobilidade e Infraestrutura) e Rodolfo Costa Pinto (Comunicação); além do presidente do Complexo Industrial e Portuário de Suape, Armando Monteiro Bisneto (apenas na Dinamarca), e das secretárias-executivas Rayane Aguiar (Relações Internacionais) e Daniela Britto (Imprensa).