Pesquisa Ipsos: 62% dos brasileiros dizem que país segue na direção errada, mas índice recua em relação a julho

Mário Flávio - 29.08.2025 às 11:42h

Um levantamento realizado pela Ipsos em 30 países revelou que a maioria dos brasileiros segue avaliando de forma negativa os rumos do país. De acordo com a pesquisa, divulgada nesta quinta-feira (28), 62% dos entrevistados afirmaram que o Brasil está na direção errada, enquanto 38% consideram que a trajetória está correta.

Apesar do índice majoritariamente negativo, o dado representa uma queda de 4 pontos percentuais em relação a julho de 2025, quando 66% dos brasileiros disseram acreditar que o país caminhava na direção equivocada.

O Brasil aparece empatado com os Estados Unidos na percepção pessimista da população. No caso norte-americano, houve crescimento da insatisfação: em julho, 56% da população acreditava que os EUA estavam na direção errada, percentual que subiu para 62% em agosto, igualando-se ao resultado brasileiro.

O estudo faz parte de um monitoramento global de opinião pública conduzido mensalmente pela Ipsos, que mede a confiança e a percepção da população sobre a situação política e econômica de seus países.