O presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Ricardo Paes Barreto, assumirá o comando do Governo do Estado nesta sexta-feira (24), às 14h, em cerimônia no Palácio do Campo das Princesas, no Recife. A transmissão do cargo será feita pela governadora em exercício Priscila Krause, que embarca para a Argentina em missão oficial voltada à promoção do Turismo e do Desenvolvimento Econômico de Pernambuco.
Com a viagem de Priscila Krause e a ausência da governadora Raquel Lyra (PSD), que se encontra na Dinamarca em compromissos internacionais até o dia 28, o desembargador Ricardo Paes Barreto — por presidir o Poder Judiciário — é o quarto na linha sucessória e ficará à frente do Executivo estadual até o retorno de Raquel, previsto para a próxima terça-feira (28).
Também fora do país estará o presidente da Assembleia Legislativa, Álvaro Porto (PSDB), que segue para Portugal, o que abre caminho para que o presidente do TJPE assuma interinamente o comando do Estado.
Esta será a segunda vez que Ricardo Paes Barreto assume o Governo de Pernambuco desde que se tornou presidente do TJPE. Em 2023, ele já havia exercido a função temporariamente ao substituir o prefeito do Recife, João Campos (PSB), durante viagem do gestor ao exterior — em situação semelhante, o então presidente da Câmara Municipal, Romerinho Jatobá (PSB), também se ausentou para evitar impedimentos legais.
Os detalhes do ato de transmissão do cargo no Palácio do Campo das Princesas serão divulgados pelo Governo do Estado. Durante o período, Paes Barreto responderá oficialmente pelo Poder Executivo até o retorno da governadora Raquel Lyra, mantendo a rotina administrativa do Estado.
