PSDB define nova postura na Alepe e troca liderança da bancada

Mário Flávio - 29.09.2025 às 14:36h

A Executiva Estadual do PSDB decidiu, nesta segunda-feira (29), que a bancada passará a atuar de forma independente na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). A principal novidade foi a escolha do deputado oposicionista Diogo Moraes como novo líder do partido na Casa. Até então, a liderança estava sob comando da deputada Débora Almeida, que havia conquistado o posto após vitórias na Justiça.

A decisão foi formalizada durante reunião na sede da sigla, conduzida pelo presidente estadual do partido, Álvaro Porto, que também preside a Alepe. Com a mudança, Débora Almeida perde não apenas a liderança, mas também suas vagas nas comissões de Constituição, Legislação e Justiça, de Finanças e a suplência na de Administração. O PSDB indicará outro nome para ocupar os espaços. Além de Diogo Moraes, a bancada tucana ainda é formada pelo deputado governista Izaías Régis.

Contexto político e reflexos

A expectativa inicial era que o PSDB assumisse um alinhamento formal de oposição, após a intervenção da Executiva Nacional que afastou a governadora Raquel Lyra do comando da legenda. Desde março, ela migrou para o PSD, atraindo dezenas de prefeitos e deixando os tucanos enfraquecidos no Estado.

O novo presidente do partido, Álvaro Porto, tem se distanciado de Raquel Lyra e já declarou apoio à pré-candidatura do prefeito do Recife, João Campos (PSB), ao Governo de Pernambuco em 2026. O rompimento político entre Porto e Raquel, iniciado ainda quando ela era filiada ao PSDB, ganha agora um capítulo simbólico com a consolidação de Diogo Moraes como líder tucano na Alepe, reforçando o caráter de independência – mas com viés oposicionista – da legenda no Legislativo estadual.