O deputado federal e presidente do Partido dos Trabalhadores em Pernambuco, Carlos Veras, se reuniu nesta terça-feira (20) com o ex-vereador do Recife Ivan Moraes, pré-candidato do PSOL ao Governo do Estado. O encontro reforçou o alinhamento político entre PT e PSOL e teve como eixo central a construção de um campo amplo em defesa da reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, além da análise do atual cenário político pernambucano.
Durante a conversa, Ivan Moraes destacou a importância de Pernambuco contar com um “palanque comprometido com um projeto de esquerda, capaz de dialogar com os principais desafios sociais do estado, recuperar um horizonte de transformação e enfrentar o avanço da extrema direita”, disse.
No plano nacional, o pré-candidato defendeu a unidade das forças do campo democrático em torno do nome de Lula.
Carlos Veras e Ivan Moraes possuem uma trajetória marcada pelo diálogo e pela construção política conjunta. Essa relação remonta ao período em que Veras presidiu a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e Ivan atuou em Pernambuco na articulação do Movimento Nacional de Direitos Humanos, fortalecendo pautas sociais e de defesa da democracia.
Durante o encontro, Ivan Moraes entregou a Carlos Veras o cordel “Bem Viver em Pernambuco: uma peleja coletiva em construção”, material que vem sendo utilizado como ferramenta de formulação participativa de seu programa de governo. O cordel possui um arquivo aberto à edição, permitindo que a população contribua com versos e propostas para o projeto político defendido pelo pré-candidato.
A reunião sinaliza o fortalecimento do diálogo entre PT e PSOL em Pernambuco e evidencia a centralidade do debate sobre a união das forças progressistas e democráticas no estado, tendo a defesa do governo Lula como um dos principais pontos de convergência.
