Raquel Lyra apresenta potencial de Suape e busca novos investimentos em reunião com empresas chinesas

Mário Flávio - 21.10.2025 às 10:37h

Dando continuidade à missão internacional na China, a governadora Raquel Lyra (PSD) destacou, nesta terça-feira (21), o papel estratégico do Porto de Suape e as oportunidades de novos negócios em Pernambuco durante encontros com três grandes companhias chinesas em Pequim.

As reuniões ocorreram com a China Blue Chemical, maior fabricante estatal de fertilizantes nitrogenados e produtora de combustíveis sustentáveis da China; a Chimbusco, do grupo Cosco Shipping, uma das maiores empresas de navegação do mundo; e a COFCO, uma das principais corporações de processamento de alimentos do país asiático.

“Estivemos com três grandes empresas para apresentar Pernambuco e destacar a melhoria no ambiente econômico no Estado. Duas dessas companhias já têm negócios no Brasil e pretendem expandir. Então promovemos nossos potenciais para atrair futuros investimentos e diversificar a pauta exportadora de Pernambuco por meio de novas indústrias que agreguem valor à produção local. Apresentamos os modelos já consolidados e bem-sucedidos de negócio desenvolvido em parceria com a European Energy e a Maersk, destacando Suape como hub logístico e de e-combustíveis”, afirmou Raquel Lyra.

Os dirigentes da Chimbusco demonstraram interesse em conhecer melhor a infraestrutura do Complexo Industrial Portuário de Suape e agendaram uma visita técnica para o mês de dezembro. A empresa destacou a possibilidade de abertura de novas rotas para a produção e escoamento de combustíveis e fertilizantes sustentáveis a partir de Pernambuco. Já os representantes da China Blue Chemical manifestaram interesse em ampliar as operações que mantêm no Brasil, especialmente em projetos voltados à eficiência energética e energia renovável competitiva.

De acordo com o secretário da Assessoria Especial à Governadora e Relações Internacionais, João Salles, o objetivo dos encontros foi “avançar nos diálogos com as empresas para que conheçam melhor Pernambuco e o Porto de Suape, garantindo futuras parcerias”.

No período da tarde, a comitiva pernambucana foi recebida na sede da COFCO (China Oil and Foodstuffs Corporation), onde a governadora destacou a melhoria do ambiente de negócios no Estado, inclusive no setor sucroalcooleiro, e o potencial logístico de Suape. A pauta incluiu a ampliação das exportações e o aperfeiçoamento do processo produtivo do açúcar.

Encerrando a agenda em Pequim, Raquel Lyra foi recebida pelo embaixador do Brasil na China, Marcos Bezerra Abbott Galvão, na sede da Embaixada. Durante o encontro, foram apresentadas as perspectivas de atração de investimentos discutidas ao longo da missão internacional e reforçado o papel estratégico da diplomacia brasileira no fortalecimento do diálogo entre Pernambuco e o governo chinês.

Acompanharam a governadora nas agendas os secretários André Teixeira Filho (Mobilidade e Infraestrutura) e Guilherme Cavalcanti (Desenvolvimento Econômico), além das secretárias-executivas Rayane Aguiar (Relações Internacionais) e Daniella Brito (Imprensa).