A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, participou na manhã deste domingo (7) do desfile cívico-militar em comemoração aos 203 anos da Independência do Brasil. O evento ocorreu na Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, no Recife, reunindo milhares de pessoas, incluindo estudantes, forças militares e de segurança.
Ao lado da vice-governadora Priscila Krause, do Comandante Militar do Nordeste, General de Exército Maurílio Miranda Netto Ribeiro, e do secretário-chefe da Casa Militar, coronel Hercílio Mamede, a chefe do Executivo estadual recebeu honras militares e realizou a revista das tropas. Durante sua fala, Raquel Lyra destacou o simbolismo da presença de jovens no ato.
“Mais uma vez, participamos desse evento, junto ao Comando Militar do Nordeste. Pernambuco sempre foi berço de lutas pela liberdade e pela democracia, e a mensagem que trago hoje é de fé, esperança e otimismo no nosso futuro. O nosso maior desafio no Brasil é o combate às desigualdades sociais e regionais. Temos trabalhado muito juntos para melhorar nossos indicadores e números, trazendo mais qualidade de vida para o nosso povo. Em Pernambuco, estamos no caminho certo. Temos feito o maior investimento da história em educação e é muito bom ver isso revelado em tantos sorrisos. A partir da educação e das escolas, temos a possibilidade de transformar o mundo”, declarou.
O Comandante Militar do Nordeste reforçou a importância da data para todos os brasileiros. “É um dia de festa para a nação, em que o povo tem a oportunidade de celebrar a independência, a liberdade e a soberania. De celebrar um país gigante, pleno de riquezas e potencial, capaz de alcançar seu pleno desenvolvimento. As Forças Armadas se alegram em poder fazer parte dessa grande festa nacional junto à sociedade brasileira”, afirmou o General Maurílio Ribeiro.
O desfile contou com a participação de mais de 3 mil estudantes da rede estadual, além de tropas militares e forças de segurança. Entre os destaques, estiveram 566 policiais militares, alunos da Academia de Polícia Militar de Paudalho e do Colégio da Polícia Militar. A corporação apresentou grupamentos especiais como BOPE, CIPCães, BPTran, BPChoque, BPRp e CIPMoto. O Corpo de Bombeiros desfilou com 207 militares, trazendo o Grupamento Motorizado e viaturas utilizadas em operações. A Polícia Civil também marcou presença com equipamentos e equipes táticas.
O evento reuniu secretários estaduais, autoridades civis, militares e representantes diplomáticos, entre eles o Brigadeiro Marcelo Schiavo (Comandante do II Comando Aéreo Regional), coronéis da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, além de dirigentes da PRF e da Polícia Científica. Também estiveram presentes o procurador-geral de Justiça, José Paulo Cavalcanti Filho; a defensora pública-geral, Dandy Pessoa; o secretário de Ordem Pública do Recife, Alexandre Rebêlo; deputados estaduais William Brígido e Wanderson Florêncio; e os cônsules Serge Gas (França), Julieta Grande (Argentina) e Lan Heping (China).
📸 Foto: Miva Filho/Secom
