A governadora Raquel Lyra (PSD) esclareceu em entrevista a jornalistas, nesta terça-feira (14), os motivos que levaram o Governo de Pernambuco a optar por financiar integralmente com recursos próprios as obras do novo Aeroporto de Caruaru, orçado em R$ 150 milhões. Segundo a gestora, a decisão foi tomada após diálogo com o Governo Federal e tem como objetivo garantir agilidade na execução do projeto, que é de responsabilidade estadual.
“O aeroporto é do Governo de Pernambuco e decidimos fazê-lo com recursos do Governo de Pernambuco, isso amplamente dialogado com a Casa Civil da Presidência da República, inclusive”, afirmou Raquel Lyra.
A governadora destacou que o edital foi republicado após ajustes solicitados pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) e que as obras englobam a pista de pouso e decolagem, além de toda a área de embarque e desembarque. O Terminal de Passageiros, segundo ela, será lançado nos próximos dias, completando o conjunto de investimentos previstos para o equipamento.
“Corrigimos o edital de acordo com o entendimento do Tribunal de Contas e agora o edital está na rua. Esperamos que muito em breve as obras estejam sendo realizadas lá”, disse.
Raquel ressaltou ainda que o investimento faz parte de um pacote de ações voltadas à infraestrutura aeroportuária em Pernambuco. Além do novo aeroporto de Caruaru, o Estado está executando obras em Serra Talhada, Salgueiro e Fernando de Noronha, onde o novo terminal de embarque e desembarque deve ser inaugurado em breve.
“Esse é o conjunto de investimentos que a gente está fazendo na infraestrutura de Pernambuco, e nada mais natural que, como filha do Agreste, eu possa garantir a execução dessa obra importante para o desenvolvimento da região”, completou a governadora.
O ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, reagiu e disse que era “inacreditável a decisão da governadora”, conforme o blog publicou ontem.
