Raquel Lyra participa em Suape do encerramento dos seminários Conexões Transnordestina

Mário Flávio - 15.11.2025 às 05:26h

O ciclo de debates Conexões Transnordestina chega ao fim na próxima terça-feira (18), às 16h, no auditório do Porto de Suape, reunindo autoridades, especialistas e representantes da sociedade civil para discutir o futuro da ferrovia que ligará o Sertão ao litoral pernambucano. A governadora Raquel Lyra confirmou presença no evento, que encerra uma série de seis encontros realizados pelo portal Movimento Econômico, com patrocínio da Sudene e de Suape.

O seminário reunirá o superintendente da Sudene, Francisco Alexandre; o presidente de Suape, Armando Monteiro Bisneto; o especialista em transporte Maurício Pina; e o professor da UPE e consultor de Logística, Guilherme Magalhães. Para a CEO do Movimento Econômico, Patrícia Raposo, o debate consolida um processo coletivo de construção de visão estratégica. “A Transnordestina é mais do que uma obra de infraestrutura — é uma rota de oportunidades para o interior e o litoral se encontrarem em um novo ciclo de desenvolvimento. A cada etapa, ouvimos os atores locais e construímos uma visão conjunta de futuro para Pernambuco e para o Nordeste”, afirmou.

Iniciada em julho, a série Conexões Transnordestina percorreu Salgueiro, Araripina, Petrolina, Belo Jardim e Caruaru. Em cada município, o evento destacou o impacto da ferrovia nas economias locais — do polo gesseiro à fruticultura irrigada, passando pela indústria e pela avicultura — e coletou contribuições para a formulação de uma agenda de propostas. Esse trabalho resultou em uma carta de intenções que será entregue às autoridades durante o encontro em Suape.

No evento de encerramento, o foco estará no papel estratégico do porto diante da chegada da ferrovia. A expectativa é discutir como a integração poderá fortalecer as cadeias produtivas, ampliar a competitividade logística de Pernambuco e atrair novos investimentos para o estado. “Reunir essas vozes e traduzir suas propostas em uma carta de intenções é a contribuição que o Movimento Econômico entrega para esse novo momento de Pernambuco”, destacou Patrícia Raposo.

Retomada das obras do trecho Salgueiro–Suape

O debate ocorre em meio ao avanço das medidas para a retomada das obras do trecho pernambucano da Transnordestina, paralisadas desde 2016. Dos 544 km previstos entre Salgueiro e Suape, apenas 179 km foram concluídos. No dia 31 de outubro, a Infra S.A., estatal federal responsável pelo empreendimento, lançou edital para contratação da empresa que executará a nova etapa.

A licitação prevê a construção de 73 quilômetros entre Custódia e Arcoverde, com orçamento estimado em R$ 415 milhões, financiados pelo governo federal. A abertura das propostas está prevista para janeiro, e a expectativa é que as obras recomecem no primeiro trimestre de 2026.

Com o encerramento da série de seminários, o Movimento Econômico entrega ao estado um retrato atualizado das demandas, expectativas e contribuições dos diversos setores produtivos, reforçando o papel estratégico da Transnordestina para o desenvolvimento regional. Suape, ponto final da ferrovia, torna-se agora o centro do debate sobre o futuro da logística e da economia de Pernambuco.