Raquel Lyra visita planta da European Energy na Dinamarca e reforça liderança de Pernambuco na transição energética

Mário Flávio - 24.10.2025 às 12:14h

Dando continuidade à missão internacional na Dinamarca, a governadora Raquel Lyra visitou, nesta sexta-feira (24), a planta da European Energy em Kassø, referência mundial em soluções de hidrogênio verde e combustíveis sustentáveis. Durante a visita, a gestora destacou que a fábrica que será instalada pela empresa no Complexo Industrial Portuário de Suape colocará Pernambuco em posição de destaque global na cadeia dos combustíveis do futuro.

A agenda teve como foco o intercâmbio tecnológico e o alinhamento das etapas do empreendimento que será construído no Estado com um investimento de R$ 2 bilhões. “Visitamos a primeira planta de E-metanol na Europa, da European Energy. O Porto de Suape irá receber uma indústria que processará o hidrogênio verde para produzir o novo combustível. Estamos garantindo nosso Estado na liderança da transição energética, com geração de empregos e oportunidades para os pernambucanos”, destacou Raquel Lyra.

Com aporte de R$ 2 bilhões, o projeto ocupará 10 hectares e deverá gerar 250 empregos diretos, posicionando Pernambuco como fornecedor de combustível limpo para o setor marítimo mundial. A tecnologia utilizada é a mesma empregada para abastecer a frota sustentável da Maersk na Europa — uma das maiores companhias de logística do planeta e investidora em Suape por meio da APM Terminals.

Durante a visita, a comitiva pernambucana dialogou com a direção da European Energy sobre pesquisa, capacitação profissional e parcerias em inovação. “Nesta fábrica, produzimos metanol verde a partir do processo de eletrólise e pretendemos aplicar esse projeto no Brasil e em Pernambuco em maior escala”, explicou o gerente de projetos da empresa, Alexandre Groszmann.

O presidente do Complexo Industrial Portuário de Suape, Armando Monteiro Bisneto, ressaltou o impacto da iniciativa. “A implantação desta fábrica em Suape vai representar uma grande revolução, trazendo desenvolvimento, descarbonização e tecnologia de ponta. O cluster de novas energias do Porto vai ganhar muito com essa instalação, apontando para um futuro promissor para o Estado”, afirmou.

A visita contou ainda com a presença de Daniel Rose (managing director da Maersk), Daiane Maeinchein (Public Affairs da Maersk) e Carolina Ruvald (gerente de projetos da European Energy). Integraram a comitiva do Governo de Pernambuco os secretários João Salles (Assessoria Especial à Governadora e Relações Internacionais) e André Teixeira Filho (Mobilidade e Infraestrutura), além das secretárias executivas Rayane Aguiar (Relações Internacionais) e Daniella Brito (Imprensa).

📸 Foto: Divulgação