A deputada estadual Roberta Arraes (PP/UP), a mais votada entre os partidos que integram a Federação União Progressista no Sertão do Araripe, assumiu nesta sexta-feira (7) a presidência da federação em Araripina. O vereador e presidente da Câmara Municipal, Francisco Edivaldo, passa a ocupar a vice-presidência.
A escolha de Roberta reforça o protagonismo político da região e representa um passo importante para ampliar a presença da Federação União Progressista no Sertão do Araripe, especialmente nas pautas ligadas ao desenvolvimento e à interiorização dos serviços de saúde.
A parlamentar tem se destacado pela atuação em defesa da saúde pública na região, em parceria com o deputado federal Eduardo da Fonte e o médico cirurgião cardíaco Dr. Fábio Rueda. Desde 2023, o trio trabalha pela consolidação do Hospital do Câncer do Araripe, uma das principais bandeiras da saúde sertaneja.
Nesta semana, o setor de cardiologia do Hospital Santa Maria, em Araripina, foi credenciado pelo Governo de Pernambuco — um avanço atribuído à articulação dos parlamentares e lideranças locais. O credenciamento permitirá a realização de cirurgias cardiovasculares na própria região, reduzindo o deslocamento de pacientes para outras cidades.
“É um grande avanço a realização das cirurgias cardiovasculares no Hospital Santa Maria, que darão a possibilidade para que o sertanejo seja tratado no coração do sertão, sem precisar percorrer longas distâncias”, destacou o deputado Eduardo da Fonte.
A deputada Roberta Arraes reforçou o compromisso com a ampliação dos serviços de saúde. “A realidade do povo do Araripe é diferente. Quando o cidadão tem infarto, percorre 700 km até receber atendimento de qualidade, perdendo horas preciosas que aumentariam suas chances de cura. Agora, como presidente da Federação, irei continuar lutando para trazer mais conquistas para a saúde do Sertão do Araripe”, afirmou.
