O prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, participou nos dias 28 e 29 de agosto do II Congresso Estadual dos Oficiais de Justiça do Pará, realizado em Belém, onde apresentou o case de sucesso do Núcleo Integrado de Oficiais de Justiça (NIOJ). A iniciativa, fruto da integração entre a Prefeitura de Caruaru, o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), o Governo do Estado e toda a rede de enfrentamento à violência do município, vem ganhando destaque nacional por seus resultados no combate à violência contra a mulher e na promoção da segurança pública.
Durante o congresso, Rodrigo Pinheiro esteve ao lado de representantes de peso da categoria, como o coronel Waniçon Lima (chefe do Copom), Marcos Albuquerque (presidente do Sindicato dos Oficiais de Justiça de Pernambuco), José Roberto (diretor financeiro do Sindojus e oficial de justiça de PE), além das oficialas Eugenize Neves e Natália Chaves, integrantes do NIOJ. Também participaram das discussões o coronel Wilson Lima, a secretária municipal da Mulher, Luana Marabuco, e o Dr. Marco Albuquerque, CEO da Justiça.
O encontro reuniu palestras e debates sobre os principais desafios da profissão, como riscos da função, aspectos processuais e o papel do oficial de justiça na execução penal. Nesse cenário, a experiência de Caruaru foi destacada como referência inovadora, demonstrando que a integração de diferentes órgãos e políticas públicas pode gerar resultados efetivos na proteção das mulheres.
“Caruaru tem dado exemplo de como políticas públicas bem estruturadas, em parceria com órgãos de Justiça e segurança, podem salvar vidas e transformar a realidade das mulheres. É uma honra levar essa experiência para o Pará e mostrar que é possível avançar na proteção e no cuidado com quem mais precisa”, afirmou Rodrigo Pinheiro.
